quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Feliz 2010



O título acima retrata bem o teor dessa coluna. Se o futuro a Deus pertence, então vira tudo uma grande brincadeira de adivinhar quando simples mortais, como nós, se arriscam no duro jogo da previsão. E se colocarmos nessa panela o ingrediente futebol, aí, então, é que tudo vira piada. E nesse ano em que o “Data Capela” voltou à ativa, e mesmo tendo errado, andou dando suas bolas dentro, vale a pena quebrar a cara de novo. Portanto, nesse clima de erros e acertos, mudamos o software e pedimos a ele que escrevesse as prováveis manchetes esportivas para 2010. Acompanhe.



  • Cristiano Ronaldo se machuca e está fora da África 2010

  • Argentina cai na primeira fase do Mundial

  • Brasil vai à final e Dunga chama imprensa brasileira de incoerente

  • Brasil é Hexa na África e Dunga dá uma banana aos jornalistas

  • Guarani volta à primeira do Paulista

  • Milagre: Portuguesa é campeã paulista após 37 anos

  • Romário x Adriano: Duelo na final do Carioca
  • Romário volta a ser campeão com o América
  • Timão perde em casa para o Fla e Libertadores 2010 é Rubro-Negra

  • Fiel Torcida invade treino do Corinthians no Parque Ecológico

  • Presidente do Timão entrega o cargo e dívida passa dos R$ 200 milhões

  • Muricy e Luxemburgo, um confronto particular na semi da Copa do Brasil

  • De besta a bestial, Muricy Ramalho conquista a Copa do Brasil e é ovacionado em Palestra Itália

  • São Paulo anuncia Paulo Silas para o Brasileirão

  • Santos cai para a segunda divisão e torcida pede Luxemburgo

  • Ano de ouro: Depois do Paulista, Lusa volta à primeira do Brasileiro

  • Vasco está na Libertadores 2011




É claro que você, meu caro leitor, inteligente que só, se apercebeu que isso não passa de uma brincadeira para mostrar uma única coisa. O “Data Capela” não sabe nada. ;-) Um excelente 2010 a todos nós e nos vemos no Paulistão 2010.

Por Maurício Capela

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sabadão Especial!

Neste sábado, a partir das 18h... Expressão da Bola especial até as 21h30! Com convidado especial: Rodney Brocanelli do Site Rádio Base Urgente! http://www.radiobaseurgente.blogspot.com/

Rodney preparou para o ouvinte Expressão da Bola uma seleção de gafes do mundo esportivo e um pouco da histório do rádio esportivo. Vale a pena conferir!!!

No estúdio, o comando é de Guga Mendonça, já Maurício Capela dá seus pitacos nesta pós-temporada e July Stanzioni e Douglas Araújo atualizam as notícias para o ouvinte!

Não perca é no AM 1540 da Rádio Nova Difusora!! Ou então pelos sites www.expressaodabola.com.br, www.novadifusora.com.br ou www.bastidoresdoradio.com

Até!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

HOOLIGANS BRASILEIROS!




O QUE TEVE EM COMUM ENTRE O HEXACAMPEONATO CONQUISTADO PELO FLAMENGO E A CONQUISTA DE VAGA, POR REBAIXAMENTO, NA SÉRIE B PELO CORITIBA? CENAS DE VIOLÊNCIA.

NO RIO DE JANEIRO A TORCIDA RUBRO-NEGRA COMEMOROU O TÍTULO BRIGANDO ENTRE SI NAS RUAS DA CIDADE. SELVAGERIA PURA. DISTRIBUIÇÃO SOCOS, PONTAPÉS E TANTOS OUTROS GOLPES. UM TORCEDOR FOI CERCADO PELO MENOS POR DEZ MARGINAIS, ESTE É O TERMO MAIS APROPRIADO, E ESPANCADO VIOLENTAMENTE ATÉ QUE UM MARGINAL DESFERIU-LHE UM VERDADEIRO CHUTE NO ROSTO E O RAPAZ DESMAIOU. E FORAM CAMPEÕES. 

IMAGINEM ENTÃO O QUE ACONTECEU LÁ NO COUTO PEREIRA COM O CORITIBA CAINDO PARA A SEGUNDA DIVISÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO?  UMA VERDADEIRA ARENA DE GLADIADORES. O TRIO DE ARBITRAGEM APANHOU. POLICIAMENTO, QUE NÃO ERA SUFICIENTE, TAMBÉM APANHOU. A DELEGAÇÃO DO FLUMINENSE FOI ALVO TAMBÉM DA VIOLÊNCIA DESMEDIDA.

BANCO DE RESERVAS, PLACAS DE PUBLICIDADE E ATÉ TRIPÉ DE UM REPORTER FOTOGRÁFICO FOI USADO COMO ARMA.  HELICÓPTERO DESCEU NO GRAMADO PARA RESGATAR VÍTIMAS FERIDAS NESTA VERDADEIRA BATALHA CAMPAL. SÓ COMEÇOU A VOLTAR AO NORMAL COM O BATALHÃO DE CHOQUE ENTRANDO EM CAMPO E ATIRANDO BALAS DE BORRACHA E BOMBAS DE GÁS. EM SUMA, OS TORCEDORES BRASILEIROS FANÁTICOS POR SEUS CLUBES JÁ ESTÃO MERECENDO O TÍTULO DE HOOLIGANS. TERMO ESTE QUE SIGNIFICA A MISTURA DE PAIXÃO PELO CLUBE E VANDALISMO, NA MAIOR PARTE DAS VEZES ALCOOLIZADOS E, PORQUE NÃO DIZER, DROGADOS.

 EM 29 DE MAIO DE 1985, NO ESTÁDIO HEYSEL, NA BÉLGICA, FINAL DA COPA DA EUROPA, HOJE LIGA DOS CAMPÕES, ENTRE LIVERPOOL E JUVENTUS. ANTES MESMO DO INÍCIO DO JOGO O SALDO DA BRIGA ENTRE HOOLIGANS INGLESES E ITALIANOS: 39 MORTOS E 450 FERIDOS. DEVIDO A ESTA TRAGÉDIA, HOJE AS AUTORIDADES EUROPÉIAS REFORÇARAM A SEGURANÇA NOS ESTÁDIOS, IMPLANTARAM UM SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DAS TORCIDAS ATRAVÉS DE CAMERAS ESPALHADAS NO LOCAL DO JOGO. HOOLIGANS FORAM FICHADOS E PROIBIDOS DE IREM A ESTÁDIOS.
PELO ANDAR DA CARRUAGEM ACREDITO QUE UMA DAS MEDIDAS CONTRA TORCEDORES VIOLENTOS NO BRASIL SERÁ ESTA. FICHAR E PROIBIIR. PORQUE NUNCA NESSE PAÍS HOUVE TANTA VIOLÊNCIA ENVOLVEDO TORCEDORES COMO TEMOS VISTO ÚLTIMAMENTE.  AH, NÃO PODEMOS ESQUECER O APEDREJAMENTO DO ÔNIBUS DO PALMEIRAS, AGRESSÃO NO WAGNER LOVE, BRIGA ENTRE TORCIDAS DO SANTOS, NO ÚLTIMO DOMINGO, FORA DA VILA BELMIRO ENQUANTO O SANTOS JOGAVA COM O CRUZEIRO, CONFUSÃO E BRIGA NA ELEIÇÃO SANTISTA. ACREDITO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM SER MAIS RIGIDO CONTRA ESTES MARGINAIS TRANSVESTIDOS DE TORCEDORES. 

A NOSSA PRODUÇÃO ESTÁ AGENDANDO A PARTICIPAÇÃO DE UM PROMOTOR, PARA FALAR SOBRE VIOLÊNCIA NO FUTEBOL, NO NOSSO PROGRAMA EXPRESSÃO DA BOLA, QUE VAI AO AR DE SEGUNDA À SEXTA NA RÁDIO NOVA DIFUSORA – AM 1540 kHz – DAS 18HS ÀS 19HS. PARABÉNS AO FLAMENGO, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2009, E PESAMES A TORCIDA VIOLENTA.


Por Marçal Gomes Pato

sábado, 5 de dezembro de 2009

Estamos Chegando!!!!!

A última rodada do Campeonato Brasileiro chegou! A Equipe Expressão da Bola traz tudo o que acontecerá nos momentos finais do torneio nacional.

Sábado, a partir das 18H tem Atlético MG e Corinthians

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: July Stanzioni
Plantão: Guga Mendonça

E direto da baixada santista, Douglas Araújo, acompanha tudo o que acontecerá nas Eleições para Presidente do Santos...

... já no domingo, a expectativa em saber quem será campeão. No MOrumbi, a partir das 15h30 para São Paulo e Sport...

Narração: Maurício Camargo
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: July Stanzioni e Guga Mendonça
Plantão: Marçal Gomes Pato

No Rio, Léo Miranda e Douglas Araújo acompanham Botafogo e Palmeiras!!!!!

O Som potente fica por conta da Studio Sat

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Escala FINAL DE SEMANA!

Sabadão não terá jogo da Série A, mas a Equipe Expressão da Bola preparou um super programa a partir das 18h no www.novadifusora.com.br ou no www.expressaodabola.com.br

Domingão tem bola rolando para PALMEIRAS x ATLÉTICO MG a partir das 15h45!!!

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Douglas Araújo

Posto CORINTHIANS x FLAMENGO: Léo Miranda

Mesa de Som: Tico
Externa: Studio Sat

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A bola rola e a Expressão da Bola acompanha!

Escala do final de semana prontinha!!!! Acompanhe no http://www.novadifusora.com.br/ ou pelo site http://www.expressaodabola.com.br/

Sábado

CORINTHIANS X NÁUTICO, direto do Pacaembu!

Narração: Mauricio Camargo
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato
Mesa de Som: Tico
Externa: Studio Sat

Domingo


SANTOS X CORITIBA, direto da Vila Belmiro!

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato
Mesa de Som: Tico
Externa: Studio Sat

sábado, 14 de novembro de 2009

Jornada em NOVO horário!

Devido as mudanças da CBF, nossas jornadas de Sábado e Domingo começam em horários diferentes!!!!


Sábado, a partir das 18h! (jogo começa as 19h30)

SÃO PAULO x VITÓRIA

Narração: Maurício Camargo
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: July Stanzioni e Guga Mendonça
Plantão: Léo Miranda
Mesa de Som: Anderson Wendel
Externa: Studio Sat


Domingo, a partir das 15h30 (Jogo começa as 17h)

BARUERI x BOTAFOGO

Narração: Maurício Camargo
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato
Mesa de Som: Anderson Wendel
Externa: Studio Sat

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Amigo do Apito!!!!!






O futebol brasileiro é privilegiado. Seja em sistema de pontos corridos ou na fórmula de mata-mata, o campeonato nacional sempre é emocionante. Primeiro, porque há um sem número de grandes clubes no País. Depois, porque isso naturalmente se traduz em disputa acirrada.


No entanto, apesar de tamanha força nos gramados, fora das quatro linhas o negócio muda de figura. Basta que o campeonato se afunile com certa disputa para que a Lambança adentre o campo. De reserva imediato, a Lambança assume com propriedade a camisa 10 e, não raro, vira a estrela da competição. Foi assim em 2005, no ano passado e agora em 2009. E, sinceramente, neste ano a Lambança, para mim, já é o craque “Expressão da Bola” do campeonato.


O Atlético Mineiro já reclamou, o Flamengo já chiou, o São Paulo já subiu nas tamancas e o Palmeiras continua esperneando. Muitos com razão, outros nem tanto, mas o fato é que falta qualidade à arbitragem verde-amarela. E os sintomas estão todos por aí.


Além de Carlos Eugênio Simon ter sido escolhido o representante brasileiro para ir ao Mundial da África, o que penso ser questionável e já denota o jeito de pensar de quem comanda a indicação, não é de hoje que o bom Leonardo Gaciba não consegue passar em testes físicos e Leandro Vuaden vem sendo questionando quanto ao seu estilo de apitar. A federação paulista também passa por crise na sua renovação. Em seu quadro, com exceção de Paulo César de Oliveira e um ou outro árbitro, faz um bom tempo que não surgem novos talentos por aqui. E quando o principal centro de futebol do País não lança ninguém, é sinal de que algo não vai bem no reino.


A solução para essa complicada equação passa por muitas variáveis. A primeira é que a Fifa precisa se decidir e sair do muro. Ou usa ou não usa recursos tecnológicos, porque ignorá-los é sandice pura. Depois, precisa se definir o que realmente cabe ser lançado mão. E, por fim, temos a eterna discussão sobre a profissionalização da juizada.


Alijar o futebol das invenções que revolucionaram o mundo, parece-me um atentado ao bom senso. E não profissionalizar um árbitro, significa expô-lo cotidianamente às pressões que partem de dirigentes e da sociedade em geral. Porque elas acontecem e muito.


A adoção dessas ações não eliminará o erro, mas o diminuirá sensivelmente, porque para eliminá-lo é preciso admitir que o ser humano não erra, ou seja, não é ser humano. E ainda não conheci ninguém que não tivesse cometido equívocos na vida ou em qualquer área profissional.


Sendo assim, é preciso ser amigo do apito e não incentivar ou torcer para que o apito amigo o favoreça. É, antes de mais nada, um novo jeito de olhar, um jeito bem diferente da lei que nasceu no mundo da bola e ganhou o País, a famosa Lei de Gérson.


Por Maurício Capela

Equipe OFICIALMENTE escalada!

Sábado

SÃO PAULO x VITÓRIA

Narração: Maurício Camargo
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: July Stanzioni e Guga Mendonça
Plantão: Léo Miranda
Mesa de Som: Anderson Wendel
Externa: Studio Sat


Domingo

BARUERI x BOTAFOGO

Narração: Maurício Camargo
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato
Mesa de Som: Anderson Wendel
Externa: Studio Sat

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada!!!

Final de Semana de bola rolando no Pacaembu!!! E a Equipe Expressão da Bola estará por lá!

Sábado

Santos x Náutico

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Bastidores: Douglas Araujo
Plantão: Léo Miranda
Mesa de Som: Anderson Wendel
Externa: Studio Sat

Domingo

Corinthians x Santo André

Narração: Mauricio Camargo
Comentários: Mauricio Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Bastidores: Dom Roberto Costa
Plantão: Marçal Gomes Pato
Mesa de Som: Anderson Wendel
Externa: Studio Sat

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Palmeiras ou São Paulo? A discussão pode ir além das quatro linhas


Que este campeonato é o mais equilibrado da era dos pontos corridos...
Todos nós sabemos!

Que novamente Palmeiras e São Paulo vão disputar o título até a última
rodada...Também! Todos sabemos.

Dentro de pouco mais de um mês, obviamente, tudo será esclarecido. Mas, enquanto o primeiro domingo de dezembro não chega; para imaginar qual deles será e qual não será o campeão só mesmo recorrendo às superstições. Afinal, ainda que desconfiemos delas, muitas vezes elas acabam se tornando estatísticas comprovadas.

Então só nos resta...Jogar as pedras.

No ano passado (naquele campeonato em que o São Paulo entrou no segundo turno com 11 pontos a menos em relação ao Grêmio), restando poucas rodadas para o término da competição, Palmeiras e São Paulo empatariam no Palestra Itália por 2x2.

A vantagem do Palmeiras, que algumas rodadas antes chegou a ser de cinco pontos, a essa altura do campeonato, se tornou de apenas dois. Com o passar do torneio, o tricolor foi diminuindo tal vantagem, aos poucos, jogo a jogo, até que encostou de vez e chegou o clássico. O vencedor daria um super passo para o título, mas a inversão foi adiada.

Quer mais? Fatos! Coincidências? Estatísticas! Superstições?...Assim seja!

Em 2008, o Palmeiras chegou a estar perdendo do São Paulo por 2x0 e teve que se matar em campo para achar o empate, que veio por volta dos 40 minutos do segundo tempo (anotem isso)...

Um gol de bola parada com um jogador de defesa, Leandro, o lateral que atualmente está no Vitória. (Pura coincidência?)....

Mas voltando ao primeiro dia de novembro de 2009, o Palmeiras, também em um clássico, teve que correr atrás para não ver o maior rival (Corinthians ou São Paulo? Isso é uma outra longa discussão) levar a melhor. Aos 38 minutos (e olha só!..outra vez perto dos 40 do segundo tempo) um jogador de defesa, nesse caso o Maurício, apareceu na área para desviar um cruzamento de uma bola parada (outra semelhança? OHHH) e empatar o dérbi. 2 a 2!

Quanta semelhança! Delírio verde! E o Palmeiras saiu de campo aplaudido e aplaudindo a torcida que comemorou a igualdade como se fosse um título (seria o gol da tal sonhada conquista?). Pode até ser, porque o Tricolor não conseguiu ultrapassar o Verdão na tabela de classificação..."Pelo menos por enquanto", dizem os mais supersticiosos!

O próximo jogo do Palmeiras será contra o Flu no Maraca, coincidentemente o mesmo adversário pós clássico do ano passado e que, exatamente como hoje, também lutava desesperadamente contra o rebaixamento.

Já o São Paulo jogaria no meio de semana, antes do Alviverde (Mais uma coincidência!). Só que destavez o adversário será o Grêmio no Olímpico e não o Vitória, de quem os tricolores, na época, venceram por 3 a 1, passando momentaneamente o rival na tabela de pontos corridos. Pode parecer loucura, imaginação, urucubaca ou qualquer outra coisa. Mas o futebol tem de tudo e ninguém sabe, nem o Deus da bola sabe o que vai acontecer. E muito menos eu!!!

Com já disse, têm aqueles que acreditam em supertição! Insisto: não é o meu caso! Para mim futebol é no campo e ponto final. Domingo tem Fluminense e Palmeiras no Maracanã e o São Paulo deverá mesmo assumir a primeira colocação do Campeonato: Só não sei se por alguns dias apenas ou se "para sempre", que no caso significa mais cinco rodadas, mais precisamente até odia 6 de dezembro quando se encerra o Brasileirão para começar a
Libertadores, com a presença de ambos, com as mesmas superstições e outras tantas coincidências (que eu prefiro nem imaginar nesse momento).

Ah! Para satisfazer ou aborrecer os mais supersticiosos, lembro que o jogo entre Fluminense e Palmeiras do segundo turno de 2009 terminou com vitória de 3x0 para o time carioca. Depois disso o alviverde desandou e terminou a competição na "modesta" quarta posição. Agora é reverter essa história ou as superstições, como afirmei no começo do texto, vão se tornar estatísticas comprovadas mais uma vez.

Palmeiras ou São Paulo? Hepta ou Penta? As cartas estão lançadas.


Por Marcel Gonçalves

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Equipe OFICIAMENTE escalada!!

Demorou, mas chegou! ESTAMOS CHEGANDOOOOOOOO!!!!

Sábado, a partir das 18h

SÃO PAULO x BARUERI

Narração: Léo Miranda
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Douglas Araújo

Domingo, a partir das 15h

PALMEIRAS x CORINTHIANS

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Douglas Araújo

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Calcio Paulista!


Para quem imaginava que Ronaldo seria a única grande estrela do Campeonato Paulista, quase engasgou com uma nóticia que saiu durante o almoço de hoje!


O Grande atacante Italiano, astro de duas copas do Mundo pela Azzura, ídolo da Internazionale, Milan, Juventus, Lazio, Atlético de Madrid e Atalanta, eleito um dos melhores atacantes de todos os tempos pela Fifa, Christian Vieri, anunciou que irá disputar o Paulistão de 2010!


Para quem imaginava que ele formaria um ataque fulminante com Kléber Pereira, ou que reviveria no centenário do Corinthians a dupla dos sonhos com Ronaldo, ou o imaginava honrando as raizes italianas do Palmeiras ou ainda imaginava que ele seria atraído pela estrutura do Morumbi...SE ENGANOU!


O Veterano atacante, aposentado a uma semana, desistiu de seguir carreira como jogador profissional de poquer e foi anunciado como reforço do Botafogo de Ribeirão Preto, que volta este ano a elite do futebol paulista.


A noticia surpreendeu o mundo da bola, pois o Botafogo não é um clube considerado grande, e o jogador vinha sendo especulado em times de ponta como Corinthians, Flamengo, Santos e Internacional. Mas que por possíveis problemas físicos foi recusado nos quatro clubes, da mesma forma que no Blackburn da Inglaterra.


Com a recusa dos clubes, desistiu de jogar bola e anunciou a aposentadoria.


Mas uma semana depois, seduzido pela estrutura do clube do interior e da beleza da cidade, foi anunciado como grande reforço da Pantera para o Estadual!


Fato é que o Italiano não apresenta a mesma forma física e faro de gol que o tornaram temido pelos zagueiros adversários, tendo perdido inclusive a copa 2006 por uma série de contusões no joelho, mas se estiver bem físicamente e com jogadores capazes de municia-lo, poderá fazer um grande campeonato, disputando a artilharia. Dificilmente fará milagres e levará o Botafogo mais longe, mas deverá fazer gols contra os outros times menores e colocar o Botafogo como candidato ao Título de Campeão do Interior, mas só isso!


A torcida não pode se iludir e acreditar que ele será um Messias que nem foi Ronaldo para o Corinthians, mas pode comemorar o fato de ter um dos grandes artilheiros da história do Futebol no seu Hall de craques.


E para os admiradores do futebol, só resta esperar para ver o confronto entre Botafogo e Corinthians, para ver os amigos Ronaldo e Vieri se enfrentando e dando espetáculo!


Direto da Redação: Além de Vieri, mais um consagrado Italiano pode reforçar o Botafogo. Trata-se do lateral-esquerdo Italiano Francesco Coco, que também disputou a copa 2002 e ex-jogador do Inter de Milão e Fiorentina.


Por Guto Monte Ablas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada!

Final de semana de muito futebol no AM 1540 da Rádio Nova Difusora - Equipe Expressão da Bola.

Sábado

Náutico x Barueri

Narração: Léo Miranda
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: Don Roberto Costa
Plantão: Marçal Gomes Pato

Domingo

Santos x São Paulo

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Fábula do Fênix Iuguslavo



Era uma vez, a muito tempo atrás, no Condado do Gávea, uma jovem Fênix, proveniente de um distante, para muitos desconhecido e já inexistente, país chamado Iuguslavia, que depois de sobrevoar o Reino Asturios, o Reino de Barradas, muitas alegrias deu aos suditos da Gávea, eliminando de forma cruel seus principais inimigos, em batalhas que já pareciam perdidas!...Um dia a Fênix bateu asas do Condado da Gávea, passou anos voando entre diversos Reinos (Reino das Laranjeiras, Reino da Colina, Condado do Serrado, esteve até ali onde já havia reinado o maior de todos, o Reino de Pelé!) e no Reino do Galo, quando já em cinzas, retornou ao seu condado principal, o da Gávea, naquele onde ele havia sido mais feliz! Porém, como toda boa Fênix, ele ressurgiu da cinzas e voltou a dar alegrias ao seu povo, lutando ao lado de um Imperador, fazendo com que todos sonhem de novo, na supremacia do Brasão Rubro-Negro!

Assim pode ser descrita a trajetoria de um fenômeno chamado Dejan Petkovic!

Depois de surgir com muito sucesso no Futebol do seu país natal, a extinta Iuguslavia, e passar com pouco brilho pelo futebol espanhol (jogando no poderoso Real Madrid, entre outro clubes menores) foi descoberto pelo Vitória da Bahia, que o contratou. Lá ele ofuscou estrelas como Bebeto e Túlio e conquistou muitas alegrias no Rubro Negro da Boa Terra. Diversas vezes ele admitiu que sua meta ao jogar no Vitória era usar o time de vitrine para seu retorno ao futebol europeu, porém ele seu apaixonou pelo clube, que em diversas entrevistas ele já declarou ser seu único clube de coração no Brasil, onde mesmo sem receber ele jogava e era feliz!

Depois de mais uma passagem apagada pela Europa, ele voltou ao Brasil em 2000 para jogar em outro Rubro-Negro...o Flamengo!Começava a história de uma das maiores parcerias de sucesso do esporte bretão: O Fla-PET!

Depois de um inicio conturbado no elenco de estrelas que tinha também Mozart, Gamarra, Denilson, Alex e Edilson, o ainda Iuguslavo Pet, que chegou com a responsabilidade (e que responsabilidade) de substituir Romário, brilhou, mesmo com a sua briga pessoal de ego com o Capetinha Edilson!

Pet cansou de ganhar títulos pelo clube, sendo sua principal marca o gol de falta aos 43 do segundo tempo que deu o título do Carioca de 2001 ao Flamengo!Foi ídolo incontestavel e já considerava o Brasil sua segunda casa!

De forma surpreendente anunciou sua ida ao Vasco em 2002, ai começou uma peregrinação entre Brasil e o Mundo!Passou pelo Futebol Chinês, voltou ao Vasco, foi pra Arabia Saudita, chegou ao Fluminense, Goias, Santos e Atlético Mineiro, onde no inicio de 2009 parou de jogar por 6 meses, sem oferta e sem futuro!

Foi quando o Flamengo lhe deu uma nova chance!
Chegou em Julho de 2009, cercado de desconfianças por parte da torcida, que preocupada com sua idade (37 anos) e sem esquecer a traição da troca pelo Vasco em 2002, duvidava do desempenho do agora Servio Pet!

O jogador aceitou, com humildade, abrir mão da sua classica camisa 10 em prol do outro ídolo que retornará a Gávea, Adriano o Imperador!Escolheu a 43, simbolismo pelo minuto do seu historico gol!

A desconfiança durou pouco, Pet começou a jogar muita bola, mostrando aos 37 anos a mesma categoria da juventude, decidindo jogos e levando nas costas ao lado de Adriano o time do Flamengo, sendo responsavel pela ascensão do time Rubro-Negro, que agora disputa o título Brasileiro!

Pet estava acabado pro futebol, mas mostrou que uma vez craque, sempre craque e que futebol não tem idade, você deve aprender a jogar nas suas limitações!Pet sem dúvida é candidato ao título de melhor jogador do Brasileirão 2009...e conta com meu voto!

Parabéns Petkovic! Por mostrar acabar com o preconceito que jogador acima de 35 já está acabado!
Por Guto Monte Ablas

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada!

Final de semana de muito futebol no AM 1540 da Rádio Nova Difusora com a Equipe Expressão da Bola

Sábado, a partir das 18h

BARUERI x SANTOS

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato

Domingo, a partir das 15h

PALMEIRAS x FLAMENGO

Narração: Léo Miranda
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Bastidores: Don Roberto Costa
Plantão: Marçal Gome Pato

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada!!!!

JORNADA DUPLA NESTE SABADÃO


CORINHIANS x GRÊMIO às 16h

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: Guga Mendonça E July Stanzioni
Plantão: Gomão Ribeiro

Externa: José Alves
Mesa de Som: Anderson Wendel - O TICO

CORITIBA x BARUERI às18h10

Narração: Léo Miranda
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Douglas Araújo

Mesa de Som: Tico


DOMINGO

BOLÍVIA x BRASIL

Narração: Gomão Ribeiro
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: July Stanzioni
Plantão: Guga Mendonça

Mesa de Som: Osmar Gonçalves

O Professor do Brasileirão





Paulo Silas, ou simplesmente Silas, era bom de bola. Talentoso, dono de uma visão de jogo rara, Silas nasceu para o futebol em um meio-campo espetacular do São Paulo Futebol Clube, formado inicialmente por Márcio Araújo, Pita e Silas. Mas no decorrer do Paulistão de 85, o Tricolor resolveu repatriar Paulo Roberto Falcão. E aí é até.desnecessário opinar sobre uma meia cancha dessas.

Silas já naquela época era diferente. Além de comandar os “Menudos do Morumbi”, que tinha Careca como ídolo maior, Silas se diferenciava pelos seus passes geniais e chutes de longa distância. Era o cérebro daquele time, porque Falcão logo encerrou a carreira e Pita, craque que era, gostava mesmo era de jogar perto do gol adversário.

Com o título de 85 nas mãos, ao bater a Portuguesa por duas vezes nas finais, Silas definitivamente sacramentou sua sina ao ficar com o Brasileirão de 86, vencendo o Guarani. Um campeonato em que Careca só não fez chover.

Hoje, Silas é Paulo Silas. E comanda um bicolor e não um tricolor. Faz um trabalho excepcional no Avaí e se credenciou a desembarcar em futuro próximo em algum clube de maior expressão do cenário brasileiro. Além de ter subido com o time de Santa Catarina e ter faturado o campeonato estadual, Silas empreendeu uma recuperação fantástica com essa equipe no Brasileirão. De candidato a rebaixamento, passou até a postular Libertadores, mas vai ficar mesmo é com uma vaga na Sul-Americana.

Silas, ao lado de Vagner Mancini e Dorival Júnior, serão as estrelas maiores dos bancos de reservas em breve no Brasil. Treinarão potências e vão disputar canecos a rodo. Nessa disputa pelo estrelato, Mancini, é fato, caiu um pouco com sua demissão do Santos e Dorival lidera com folga, porque o Vasco de 2010 será bem diferente do de 2008 e de 2009. E arrisco dizer que os três serão mais vitoriosos como treinadores do que como jogadores. Esperemos!


Por Maurício Capela

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Caneco vai para o Palestra ou para o Morumbi?



Tenho falado nas nossas jornadas esportivas, através dos 1540 kHz da Nova Difusora, que o São Paulo está subindo na tabela de classificação do Brasileirão graças, não só ao talento individual de alguns jogadores, mas também pela incompetência de seus adversários.

Tanto que na quarta-feira passada acabou ganhando, mesmo jogando com nove jogadores e saindo atrás no placar, o jogo contra o Náutico, lá nos Aflitos. O placar final foi dois a um para o tricolor paulista.


Neste final de semana não jogou, mas em compensação o Goiás perdeu por três a um para o Botafogo no Serra Dourada; o Internacional perdeu por dois a zero para o Coritiba lá na capital paranaense.


Resumindo... Ganhou nove pontos se somarmos a vitória na quarta-feira no Recife. Estão dando asas para o São Paulo brigar pelo título. E por falar em título, este se aproxima mais do Palestra Itália: o que Diego Souza e Robert fizeram no segundo tempo na Vila Belmiro... impressionante.

Tudo bem que este time foi o Luxemburgo que montou, mas o Muricy está sabendo usar direitinho o elenco palmeirense. O “Zangado” está cada vez mais perto do seu quarto título consecutivo. É a mistura da incompetência dos adversários somada com a capacidade do time e do treinador. E vi as fotos do novo ônibus do clube.


Traz até o periquito, o verdadeiro mascote do Palmeiras. Ficou muito legal. Acredito que o time alviverde leva o caneco para casa. Enquanto isso, o time do Parque São Jorge está uma draga. Contratou muita gente para o meio de campo e esqueceu de melhorar a defesa, principalmente a lateral esquerda. Se o Andrés quer que o time dispute e ganhe a Libertadores é melhor que traga reforços urgentes para que o grupo fique bem afiado. Senão o ano do centenário será o ano de XORORÔ.


Não esqueçam: diariamente na Nova Difusora AM 1540, das 18hs às 19hs, tem o programa Expressão da Bola. Abraços.


Por Marçal Gomes Pato

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada!

SÁBADO

Corinthians x Atlético Paranaense

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Basílio e Maurício Capela
Reportagens: Altieres Junior e Guga Mendonça
Bastidores: July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato

Externa: José Alves
Mesa de Som: Tico


DOMINGO

Santos x Palmeiras

Narração: Gomão Ribeiro
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: Altieres Junior e July Stanzioni
Bastidores: Guga Mendonça
Plantão: Marçal Gomes Pato

Externa: José Alves
Mesa de Som: Tico

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A nova Batalha dos Aflitos, Vitória de Campeão!


O São Paulo mostrou o porque é Tri-Campeão brasileiro e porque continua deixando os palmeirenses com calafrios.
Em um jogo isolado no meio de semana, o São Paulo enfrentou o Náutico com a responsabilidade de não deixar o Palmeiras disparar, uma derrota para o Timbu e uma vitória do Palmeiras domingo colocaria 8 pontos de vantagem para o Alviverde.
Mas o São Paulo entrou disposto a não deixar isso acontecer, mas quem iniciou pressionando foi o Náutico e logo aos 6 minutos Júnior César derrubou Patrick na área, cartão amarelo para o ala tricolor e penalti para o Timbu.
Bruno Mineiro ajeitou a bola e bateu confiante, mas Bosco brilhou, acertou o canto e fez a defesa!
A defesa que poderia fazer o São Paulo crescer e abalar o Náutico teve efeito contrário e logo aos 13 minutos o mesmo Bruno Mineiro fez o gol no rebote de mais uma defesa do "Paredão Tricolor" Bosco.
Neste momento o tricolor ficou abalado e não conseguia furar o bloqueio do time pernambucano! Borges, Jean, Júnior César e Jorge Wagner (em uma bela jogada em que chapelou Derley e finalizou na trave) tentaram, mas não conseguiram fazer o gol e nos contra-ataques o Náutico levava perigo, mas parava em Bosco, que fez excelente partida!
Quando o São Paulo parecia equilibrar as ações sofreu um duro golpe. Júnior César que tomou amarelo no lance do penalti reclamou de uma falta inexistente em favor do Náutico e foi expulso de forma injusta. Richarlyson reclamou a expulsão do companheiro e tomou amarelo. Com isso o Náutico cresceu novamente, mas parava em Bosco!
No segundo tempo, de uniformes trocados, o São Paulo cresceu de produção e começou a levar muito perigo ao gol do Náutico, tendo trocado Renato Silva por Hugo o time parecia mais eficiente na frente. Aos 14 minutos Borges sofreu falta que Hernanes cobrou, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro, deixando o jogo empatado!
Com a igualdade e com o Náutico ameaçando crescer na frente novamente e para melhorar a qualidade do time Ricardo Gomes trocou Marlos apagado pelo garoto Oscar. Não deu nem tempo do garoto encostar na bola e Richarlyson fez falta e tomou o segundo amarelo, expulsão! Tricolor com 2 jogadores a menos! A partida começava a passar por momentos de tensão, tomava um ar dramático!
Foi nessa hora que surgiu o Jason novamente e o São Paulo impressionantemente cresceu muito de produção, começou a acuar o Náutico no seu campo e levar muito perigo ao gol, principalmente com Hugo e Jean!
Depois de perder um gol feito Hugo se consagrou no Recife novamente. Como fizera no jogo contra o Sport na Ilha, Hugo fez o gol salvador nos últimos minutos depois de ótimo passe do Menino Oscar (que merece mais chances, pois joga demais!). Hugo fuzilou o gol, inapelavelmente! São Paulo venceu!
A atuação de Bosco foi primordial para essa vitória com defesas espetaculares, mostrando na sua terra (e para alegria do seu filho Lucas que é torcedor do Sport) o porque é conhecido como Paredão Tricolor!
O Estádio do Náutico viu mais uma vez uma Batalha Épica! Conhecido por ter sido palco da vitória do Grêmio contra o Náutico no retorno dos gaúchos para a elite, o Estádio viu o Imortal Jason ressucitar a Batalha dos Aflitos!
A como disse o herói do jogo Hugo, na sua entrevista, o Palmeiras que se cuide!

Por: Guto Monte Ablas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Dança dos Cockpits



A Ferrari anunciou a contratação de Fernando Alonso para as temporadas 2010, 2011 e 2012!

O Bi-Campeão Mundial já era dado como certo na Escuderia a um bom tempo, desde que a Ferrari anunciou a parceria com o Banco Espanhol Santander, só faltava uma confirmação oficial e também a definição de quem seria seu companheiro de equipe, misterio que acabou com o anuncio de Felipe Massa como companheiro do temperamental piloto espanhol!Massa que já tem experiencia em dividir boxes com pilotos estrelas, pois em 2002, ainda na Sauber, foi companheiro de equipe de Jaques Villeneuve e manteve um bom relacionamento com ele (foi um dos poucos pilotos que o canadense não brigou, pelo contrario, sempre elogiou), fato que pode ter pesado para sua escolha como colega do Espanhol!
Além da dupla foi confirmado como "terceiro piloto" a manutenção de Giancarlo Fisichella, que nas ultimas corridas tem substituido Felipe Massa na escuderia.
Com isso o campeão mundial de 2007 Kimi Raikonnen perdeu sua vaga no Cockpit vermelho de Maranello. Mas não deve ficar de férias muito tempo. Deve assumir a vaga de segundo piloto da McLaren, sendo companheiro de Lewis Hamilton.

Heikki Kavalainen por enquanto está sem equipe, mas pode voltar para a Renault.

A Campeoníssima Brawn GP manterá Jason Button (independente de título) e trará Nico Rosberg da Willians. Rubens Barrichello iria para o lugar de Rosberg na Willians dividindo os boxes com Nico Hulkenberg. Kazuki Nakajima ficaria desempregado.


Fora isso, muitos pilotos buscam vaga na F1 em 2010. Entre eles os brazucas Luca DiGrassi e Bruno Senna, sobrinho do Tri-Campeão. O "X-9" Nelsinho Piquet também busca espaço, mas deve ter mais dificuldades devido ao escândalo. Jaques Villeneuve, campeão do mundo em 1997, busca voltar depois de um hiato de 3 anos longe da categoria principal.



A verdade é que teremos, sem dúvida alguma, uma temporada espetacular na F1-2010, com os campeões Hamilton, Villeneuve, Alonso, Raikonnen e Button/Barrichelo/Vettel (os três que ainda tem chance em 2009). Além de um competitivo Felipe Massa e equipes fortes com Brawn, Willians, STR, RBR buscando o título!
Por Guto Monte Ablas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada!

Sábado

BARUERI x CRUZEIRO

NARRAÇÃO: Marcelo Tadeu
COMENTÁRIOS: Jota Sampaio
REPORTAGENS: Guga Mendonça
PLANTÃO: Marçal Gomes Pato

Externa: José Alves
Mesa de Som: Tico

Domingo

SÃO PAULO x CORINTHIANS

NARRAÇÃO: Gomão Ribeiro
COMENTÁRIOS: Maurício Capela
REPORTAGENS: July Stanzioni e Guga Mendonça
PLANTÃO: Marçal Gomes Pato

Externa: José Alves
Mesa de Som: Tico

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Ópio do Povo





Basta uma voltinha mundo afora para entender o que é dinheiro público. Na Noruega, por exemplo, dinheiro público, que tem jorrado ano após ano dos poços de petróleo, tem servido para prover o país de um sistema de educação, de saúde dos mais qualificados do mundo. E a Noruega não é exceção. É assim na Suécia, na Suíça, com seus extraordinários ganhos financeiros e bancários, na Alemanha, na França, enfim, em quase toda nação séria que está realmente disposta a prover qualidade de vida para seus habitantes.

Mas no Brasil dinheiro público tem outra conotação. Serve para tanta coisa. Serve para enriquecimento ilícito, para financiamento de multinacionais e, agora, para estádios de futebol. Ao abrir uma linha de crédito de até R$ 400 milhões para cada uma das 12 cidades-sede que vão abrigar a Copa do Mundo de 2014, o BNDES acabou por ratificar o verdadeiro sentido de público no País da bola e do carnaval. Público, por aqui, é privado. Só que privado não é público. Capisce!

A indecência Copa do Mundo de 2014 não ficará sozinha na terra do carnaval. Não. Em breve, terá a companhia de outro acinte, os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, lugar que já sediou o Panamericano e que tem conservado com raro zelo as instalações erguidas por lá, não é verdade? O pedalinho da raia olímpica, por exemplo, já enferrujou. E o Engenhão, uma obra para lá de genial, porque não há vias de acesso suficientes para se chegar ao estádio, já desativou sua pista olímpica e agora o Botafogo, o gestor dessa maravilha, tem dito que não vai abrir o anel superior ao público, porque o gasto é alto. Jura, Botafogo??? Porque se você não me diz, certamente não saberia que custa dinheiro manter estádio, principalmente os de difícil acesso.

Mas vejamos a contabilidade do BNDES, porque R$ 400 pratas para cada um, dá R$ 4,8 bilhões. Ou seja, a farra inicial será de quase R$ 5 bi. Com essa bufunfa à disposição, mas com a seriedade administrativa de uma Noruega, quantas escolas não poderiam ser erguidas neste nosso País tropical, abençoado por Deus? E em saúde? E em metrô? Em metrô, com essa montanha de verdinhas, daria para construir 20 quilômetros de linhas, ou seja, um terço do que a cidade de São Paulo hoje tem.

O São Paulo Futebol Clube, que terá muitos problemas para fazer seu projeto virar estádio-sede do torneio, diz que vai pedir só R$ 140 milhões dessa linha do BNDES. Convém aguardar... Porque com a noção de público que temos por aqui, é só uma questão de tempo para que a sanha empresarial-privada brasileira ultrapasse os limites desses R$ 5 bilhões e em nome de se fazer uma competição inesquecível e do “bla bla bla” costumeiro, esses números vão logo virar um lindo projeto de “Power Point”. E passada a catarse do Mundial, teremos verdadeiros elefantes brancos, convivendo passivamente com desabamentos de morros, enchentes, falta de saneamento, escolas sem internet e postos de saúde dando aquele tratamento que você, meu caro, já conhece. Enfim, o futebol continua sendo o ópio do povo, mas não está na hora de procurarmos uma “clínica de reabilitação”?
Por Maurício Capela

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada!!!

SÁBADO

Portuguesa x Ipatinga
Estádio: Arena Barueri

Narração: Altieres Junior
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: July Stanzioni e Guga Mendonça
Plantão: Léo Miranda

Externa: José Alves
Mesa de Som: Anderson Wendel - TICO

DOMINGO

Santo André x São Paulo
Estádio: Santa Cruz

Narração: Gomão Ribeiro
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: July Stanzioni e Guga Mendonça
Plantão: Marçal Gomes Pato

Externa: José Alves
Mesa de Som: Anderson Wendel - TICO

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Orgulho de ser Lusa! (?!!!)

A Portuguesa cedeu Edno ao Corinthians.

Edno primeiro ficou surpreso com a notícia, depois disse que sempre foi sua preferência (demonstranto que sabia sim da negociação).

Edno não marcou NENHUM gol nesta série B. Foi perseguido pelos torcedores da organizada. Continuou não marcando e "irritando" companheiros com a titularidade.

"Se encheu", se rebelou, não jogou mais.

Sua foto na página principal do site da Portuguesa foi retirado quase uma semana antes de ser anunciado pelo Timão.

Leilão não houve, mesmo que se tenha dito isto via imprensa. O "dono" do passe de Edno e o próprio jogador sempre almejaram o Timão. 2010 é ano de Centenário no Parque São Jorge.

Libertadores garantida. E Edno? Ficará também por lá sem marcar gols em uma competição que - mais uma vez - é a 'pupila' dos olhos dos apaixonados pelo alvinegro.

No mais, esse comercial interessante que já circula nas emissoras....

Por Julyane Stanzioni

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada para o final de semana

SÁBADO

São Paulo x Avaí

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Mauricio Capela
Reportagens: July Stanzioni e Altieris Junior
Bastidores do Jogo: Guga Mendonça
Plantão: Marçal Gomes Pato
Externa: José Alves
Mesa de Som: Anderson Wendel - O Tico

DOMINGO

Santos x Santo André


Narração: Léo Miranda
Comentários: Jota Sampaio
Reportagns: Altieris Jr e July Stanzioni
Bastidores do Jogo: Guga Mendonça
Plantão Marçal Gomes Pato
Externa: José Alves
Mesa de Som: Anderso Wendel - O Tico

Carimba, carimba...





Cantar vitória antes da hora nunca fez bem a ninguém. A seleção brasileira que o diga. Toda vez que a Terra do samba e do futebol sai com a estampa de “favorita” em direção a mais uma Copa do Mundo, é batata, perde. E toda vez que sai com o adesivo de “fiasco”, é certo, ganha. E Dunga parece disposto a colocar um ponto final nessa história.

O nosso atual timoneiro não é nenhum Rinus Mitchell, o lendário técnico holandês que inventou a “Laranja Mecânica”, e tampouco é possível hoje compará-lo a Telê Santana. Mas há algo em Dunga que soa diferente.

De jogador vibrante a técnico de bola, o “professor” Dunga não mudou muito. Continua longe de ser uma Branca de Neve no trato com a mídia ou com a concorrência. Aliás, dessa turma de anões, está mais para Zangado do que para o próprio xará Dunga... Mas o fato é que ele fez o que ninguém até hoje conseguiu. Classificou a seleção brasileira para uma copa do mundo com três rodadas de antecedência, além de já ter faturado uma Copa América, uma Copa das Confederações e resgatado, porque não, o respeito pelo futebol canarinho.

Tem mais. Este time do Brasil tem cara. E a cara é o conjunto e não um ou outro jogador. Com um goleiro estupendo na meta, dois laterais-direitos craques, zagueiros sólidos e um sem número de meio campistas qualificados à disposição, a seleção nem se lembra mais de que Ronaldo, o Fenômeno, está por aí, e de que Ronaldinho Gaúcho ainda está em atividade (?).

Sinceramente, penso que dada às personalidades dos “Ronaldos”, e a combinação que poderia surgir desta aproximação com Dunga, é natural acontecer o que está acontecendo. Ou seja, que este selecionado tenha na liderança Kaká. Discreto, comprometido e talentoso, Kaká é o cara que Dunga passou um bom tempo à procura, mas só achou há menos de um ano. E aqui, é bom que se diga, ninguém está diminuindo o atual jogador do Real Madrid. Pelo contrário. Seu toque refinado, suas arrancadas verticais e seus chutes potentes, que serão decisivos no Mundial, lhe dão justamente o adjetivo de “krake”. Mesmo não tendo o brilho eloqüente que já vimos em outros tempos de camisas 10.

Só que tem um detalhe. A fase é tão boa e é tão capaz de Dunga sair do Brasil como favorito e realmente conquistar o caneco na África do Sul, que já não me surpreenderia se Kaká fizesse um gol de placa, desses que nos remetem a indiscutíveis gênios, como Pelé, Maradona e Zidane, e sacramentasse o título. É como Muricy Ramalho diz, “a bola pune”, mas acrescento, também premia, melhor, carimba.


Por Maurício Capela

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Justiças!

Foto: Globo Esporte.com


Dunga se mostrou justo nesta segunda feira, dia da indepêndencia!

Com as ausências de Lúcio, Ramires, Kaká, Luís Fabiano suspensos e Robinho machucado o técnico precisaria repor pelo menos alguns desses atletas (a zaga e o ataque ficariam só com os titulares do jogo de quarta). Pelo regulamento FIFA não poderia chamar ninguem de fora do Brasil (mesmo o tempo seria um adversário neste quesito) e então se viu obrigado a chamar jogadores que atuam no país.




Para suprir a ausência de Lúcio, capitão e grande líder do time, chamou o ótimo André Dias, zagueiro do São Paulo, que obviamente está infinitamente abaixo do capitão em termos técnicos, mas quando o assunto é raça e vontade, o zagueiro tricolor é tão bom quanto Lúcio. Dificilmente irá a uma copa do Mundo, pois além dos 4 "titulares" (Lúcio, Juan, Luisão e Miranda) a sua frente estão o Tiago Silva e Alex Silva, mas essa convocação veio para compensar seus anos de trabalho duro e eficiênte pelo São Paulo Futebol Clube, do qual é titular a quatro anos, sendo Tri-Campeão Brasileiro no período.






Para vaga de Ramires convocou o Palmeirense Cleiton Xavier. Para mim entre os 4 chamados ontem, esse é o que tem mais chances de disputar a copa de 2010. Disputa vaga, teoricamente, com Josué, Ramires, Sandro e Gilberto Silva! Elano e Felipe Mello tem cadeira cativa (e na minha opinião merecida) no time de Dunga. Se tiver chance amanhã pode iniciar a cavar uma vaga no mundial.




Outro palmeirense que foi chamado para compor o grupo foi Diego Souza, que assume a vaga de Kaká. O futebol que ele tem apresentado no verde (ou azul) de Palestra Itália já vinha por fazer com que ele merecesse uma chance com a camisa amarela. Por disputar vaga com Kaká, Julio Baptista, Diego, Anderson e Ronaldinho Gaúcho (apesar da relação do craque do Milan e do técnico Dunga estarem estremecidas, caso fosse necessário ele teria vaga), as chances de Diego são parcas. Se mostrar que não sente o peso da camisa como faz com a do Palmeiras, pode sonhar.



Para as vagas de Luís Fabiano e Robinho, o técnico Dunga optou apenas por Diego Tardelli, mantendo a coerência, pois já o havia convocado para o amistoso contra a Estônia a cerca de 1 mês atrás. Também tem poucas chances de ir a seleção na copa, pois além de Luís Fabiano (inconstestável titular), Robinho (contestado queridinho do Dunga), Adriano e Nilmar disputará vaga com Alexandre Pato, Vagner Love e a eterna sombra de Ronaldo.

A verdade é que Dunga premiou 4 jogadores que estão tendo um ano fabuloso e 3 jogadores que pelo que já fizeram na carreira justifica, pelo menos uma vez, vestir a camisa amarela.

PARABÉNS AO QUARTETO!

sábado, 5 de setembro de 2009

Casa Cheia x Reajuste de Ingressos...


Hoje a noite é um grande dia para a torcida do Palmeiras: seu ídolo, VAGNER LOVE, vai reestrear com a camisa alviverde. Devemos ter de 25 a 27 mil pessoas no Parque Antártica, mas acreditem se quiser, meus caríssimos leitores, a diretoria do Palmeiras reajustou ingressos para a estréia de Vagner Love. Um absurdo sem tamanho. Quer dizer que, o torcedor que sempre acompanha o time, terá que desembolsar mais dinheiro para ver um astro.

Com ou sem “astros” na equipe, é obrigação de qualquer time ‘fazer espetáculo’ a seus torcedores, que saem de suas casas para ter divertimento com suas famílias e gastam em uma tarde o valor que pode sustentar uma família brasileira durante um mês.

Uma conta rápida torcedor: Um pai com dois filhos na faixa dos 14 anos, para torcer pro Palmeiras do setor de numeradas do Palestra desembolsa 240 reais, mais 30 reais de estacionamento, além disso, um simples lanchinho custará mais 30 reais; no total, essa família gastará 300 reais em uma noite de Sábado, ou seja, o esporte de povo se torna um esporte elitista, e o que é pior, os clubes e dirigentes enriquecem as custas de quem paga para ver espetáculos quase que teatrais.

Cadê o futebol do tempo do meu avô, onde tínhamos a maior manifestação de igualdade? Naquela época o torcedor, independente do nível social, na hora do jogo eram todos iguais; hoje vivemos uma transformação do futebol que pode virar – se é que já não é - esporte de elite. Exemplos são muitos, só ver o caso do Morumbi e do próprio Parque Antártica loteados por grandes empresas, que usam esse palco de entretenimento para relacionamento fútil entre seus diretores - Pura falsidade! - pois muitos as vezes nem torcem para o time que joga, nem entendem de futebol, não sabem o nome de jogador, mas estão lá pra adular seus possíveis clientes como um leão faminto querendo seu alimento.

A algum tempo atrás um dos times da capital jogou com time misto e lá tínhamos 9.500 torcedores que pagaram pra ver aquele time de terceira linha jogar. Ali estava representada uma grande agremiação e seus verdadeiros torcedores, que prestigiam o time seja ele qual for.

Quem sabe um dia o verdadeiro torcedor volte aos campos de futebol, como nos tempos do meu falecido Avô.

Por Guga Mendonça

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

La Comparsita




O que se sabe quando se tem oito anos de idade? Pouca coisa, melhor, quase nada. Ainda pelos olhos de quem nem uma década havia completado, lembro-me de minha primeira copa do mundo. A de 1982. E posso descrevê-la em detalhes. Adorava àquela seleção brasileira. A turma do “voa canarinho, voa”... Como quando moleque costumava jogar no meio de campo, para mim, Cerezo, Falcão, Zico e Sócrates eram o creme de la creme do mundo da bola. Principalmente, o Falcão e seu refinado toque de bola. Como batia bem na bola o tal do Falcão...

Foi em uma dessas tardes, com meu álbum de figurinhas à mão, quase completo, que assisti o meu primeiro Brasil e Argentina. Devo certamente ter visto outros antes, mas me fixei mesmo nesse confronto de 82. E lembro com tamanha nitidez que meus olhos, influenciados pelo locutor da época, grudaram em Diego Armando Maradona, que eu já tinha no meu álbum. Quantos chicletes não masquei para ter Maradona...

Mas Dieguito me decepcionou. Sua expulsão, até certo ponto ridícula naquele jogo, por chutar o estômago do Batista, foi um balde de água fria. Além de ganharmos dos hermanos por 3 a 1 e os eliminarmos, Maradona, para mim, foi um engodo. Esperava mais de quem já se autoendeusava.

Anos depois, claro, Maradona virou craque e ganhou as manchetes mundo afora. Seus ocasos, suas estripulias e suas jogadas de gênio cintilaram pelos jornais e revistas. Para mim, com o passar dos anos, comecei a achar que o verdadeiro Diego era o do chute. Temperamental, explosivo, arrogante, craque... Mas achei também que ao virar técnico Maradona assumiria outra postura. Pelo jeito, ledo engano.

Nesta semana, o “professor” Maradona andou apimentando ainda mais o maior clássico do mundo da bola. Sim, porque não há rivalidade que se aproxime de um Brasil e Argentina. Instigou seus jogadores, convocou ídolos do passado e chamou os holofotes para si. Claro! Tevez se sentiu à vontade e disse que vai jantar o Brasil. Canigia – nosso carrasco na Copa de 1990 – não titubeou e categoricamente afirmou que a seleção brasileira já perdeu. E Maradona, bem, Maradona, além de reafirmar que é melhor que o Pelé, disse que os argentinos são mais esperançosos que os brasileiros. Têm mais garra.

Dunga preferiu o silêncio e ordenou o mesmo a seus craques. Atitude inteligente, devo dizer. O clima já está bélico demais e qualquer faísca vira incêndio. Mas tem uma coisa, sabe. O sujeito quando vira ídolo não deveria se comportar como um anônimo, porque se hoje tivesse os mesmos oito anos, certamente não mascaria tantos chicletes e nem me importaria se meu álbum de figurinhas ficasse em branco no espaço destinado ao posto de treinador da Argentina. Afinal, técnico por técnico, Maradona ainda está em 82, ao passo que Dunga se aproxima cada vez mais do ano de 94.

Por Maurício Capela

Sofrimento, mas a festa foi da Fiel





Uma noite quente em todos os sentidos, o clima da partida, o tempo ajudou, uma noite muito gostosa, bem agradável motivaram os torcedores a comparecerem em um ótimo número no Pacaembu na noite de quarta-feira. Mais de 25 mil torcedores acompanharam a vitória heróica, com garra e determinação, e de virada pelo placar de 2 x 1 em cima do Peixe do técnico Vanderlei Luxemburgo.

A festa de 99 anos do Corinthians não poderia ter sido melhor, a noite não foi do atacante Souza que perdeu dois gols na cara do Felipe goleiro do Santos, também o jogador entrou em campo emocionalmente abalado, pra quem não sabe, seu pai enfartou na tarde desta quarta, mas ele optou em ajudar o time, mas isso não justifica os gols perdidos, gols que um atacante não deve desperdiçar.

A noite foi do Bill e também do Chicão, ah e dos novos reforços também que entraram em campo no intervalo da partida, Matías Defederico, e Marcelo Matos foram ovacionados pela fiel. Até o ex-zagueiro Gamarra estava nas numeradas, em um local reservado acompanhando a grande festa.

Virada maravilhosa, o nome do jogo mesmo foi Chicão que não conversou com a imprensa, chateado por algumas declarações de um suposto dirigente, e de um jornalista que publicou uma nota em um jornal de grande circulação em todo país. Bom, isso é um direito dele em não falar com a imprensa, mas o Chicão é uma pessoa bacana, e nos próximos dias deve voltar a conversar com os jornalistas.

Agora o Timão só joga no próximo dia 16 de setembro, uma quarta-feira contra o Coxa em Curitiba, a partida que estava marcada para o dia 12, um sábado foi transferida por causa da TV, a partir da próxima semana Mano Menezes levará o elenco para a cidade de Itú, podemos dizer que será uma mini inter temporada.


Por Altieris Junior

Na Raça, aos 99 anos... 43 do 2o Tempo!




OLÁ PESSOAL. NOVAMENTE AQUI ESTOU PARA DAR MEUS PITACOS (GOSTARAM??).

ASSISTI ONTEM, PELA TV, O GRANDE CLÁSSICO PAULISTA CORINTHIANS E SANTOS, VÁLIDO PELA 23ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2009. MUITOS PASSES ERRADOS, JOGADORES NÃO EXECUTANDO O QUE O TÉCNICO PEDIU. ISSO DE AMBOS OS LADOS.
APESAR DISSO, OS JOGADORES QUE ENTRARAM EM CAMPO DISPUTARAM COM MUITA VONTADE CADA LANCE. COMO SE FOSSE DECISÃO DE CAMPEONATO, JÁ QUE OS TRÊS PONTOS EM JOGO AJUDARIA, E MUITO, QUEM VENCESSE.

O CORINTHIANS TEVE, DIGAMOS ASSIM, MAIS SORTE.

LUXEMBURGO CONSEGIU QUE SEU TIME FIZESSE GRANDE JOGADAS PELA ESQUERDA, APROVEITANDO LÉO E MADSON (ESTE INCANSÁVEL) QUE ESCAPAVAM PELAS COSTAS DO JUCILEI.

JÁ MANO MENEZES ENTROU COM SOUZA QUE, INFELIZMENTE, NÃO CONSEGUIU MOSTRAR BOM FUTEBOL. MAIS UMA VEZ FICOU DEVENDO PARA A FIEL. FOI ESFORÇADO, MAS NÃO O SUFICIENTE. PERDEU LANCES INCRÍVEIS – (“TIPO” (SIC) ATÉ MINHA AVÓ FAZIA!, PLAGIANDO SILVIO IOGURTE LUIZ).

CENTRO AVANTE NÃO TEM QUE PENSAR QUE SÓ CHUTA COM A DIREITA, POR SER DESTRO. DO JEITO QUE A BOLA VEM TEM QUE CHUTAR. É ISSO QUE O MADSON E O KLEBER PEREIRA FAZEM NO SANTOS. CHUTAM COM AS DUAS PERNAS. DETALHE: CHUTAM COM AS DUAS PERNAS E NÃO CAEM. (RSRSRS)

O SANTOS MARCOU NUMA COBRANÇA DE FALTA EM QUE O CHICÃO ESTAVA QUASE NA LINHA DO GOL E A BOLA BATEU NELE E ENTROU. UM VERDADEIRO BALDE DE ÁGUA FRIA NA TORCIDA DO CORINTHIANS QUE ESTAVA EM FESTA, COMEMORANDO OS 99 ANOS DE EXISTÊNCIA. MAS O QUE VÍ FOI A VIRADA DA VONTADE E DA RAÇA.
MARCA INESQUECÍVEL DO TIME DO PARQUE SÃO JORGE.

MESMO EXPULSO, E COM RAZÃO, MANO MENEZES COLOCOU BILL E MARCELO OLIVEIRA. ISTO É ESTRELA DE TÉCNICO. O BILL JÁ HAVIA JOGADO OITO VEZES. NÃO FOI NEM SOMBRA DAQUELE BILL DO BRAGANTINO DA SÉRIE B, E ACABOU FAZENDO O PRIMEIRO DELE NO TIME E O GOL DE EMPATE. AGORA O FENOMENAL FOI O GOL DA VITÓRIA. ATÉ O LUXEMBURGO RECONHECEU NOS VESTIÁRIOS A GRANDE JOGADA ENSAIADA DO CORINTHIANS, QUE CULMINOU COM O GOL DO CHICÃO.

TENHO CERTEZA QUE FOI UM GOL DE RAIVA PARA CALAR ALGUM CONSELHEIRO FANÁTICO QUE O CRITICOU, E TAMBÉM O FELIPE, POR FAZER CORPO MOLE PARA PEDIR AUMENTO. ACHO QUE O TAL CONSELHEIRO DEVE ESTAR ASSISTINDO JOGOS DO BRASILEIRÃO 2007.

PARABÉNS AO SANTOS, APESAR DA DERROTA, PELO GRANDE GOLEIRO QUE ESTÁ DANDO CONTA DO RECADO JÁ HÁ ALGUM TEMPO. ENTROU NA MAIOR FRIA SUBSTITUINDO O FÁBIO COSTA. O JOVEM FELIPE, DE 21 ANOS, NOVAMENTE FEZ GRANDES DEFESAS E TEM UM GRANDE FUTURO PELA FRENTE.

PARABÉNS CORINTHIANS! PELA VITÓRIA E PELOS 99 ANOS!

CHEGA! E TENHO DITO!

Por Marçal Gomes Pato

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Equipe ESCALADA para o final de semana!

Sábado

PALMEIRAS x BARUERI
ESTÁDIO: Palestra Itália

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: July Stanzioni e Altieres Junior
Bastidores: Guga Mendonça
Plantão: Léo Miranda

Na mesa de som: Anderson Wendel - O TICO
Externa: José Alves


Domingo

CRUZEIRO x SÃO PAULO
ESTÁDIO: Mineirão

Narração: Gomão Ribeiro
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato

Na mesa de som: Anderson Wendel - O TICO
Externa: José Alves

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Love AND DeFederido....



Segunda-Feira agitada no Parque São Jorge e na Academia de Futebol.
Lá na zona leste, apresentação do chamado "Novo Messi". Porém, o argentino preferiu - depois de vestir a camisa 10 (que era de Douglas) - não se comparar à Messi e acredita que será tão feliz no Timão quanto Tevez o foi.
Na zona oeste, apresentação do "Artilheiro do Amor". Vagner Love chegou ao Palmeiras vestindo a camisa 9 (que era de Keirrison) e disse estar "arrepiado" por voltar a jogar no alviverde.
O que as apresentações tem em comum?
- Duas novas esperanças às equipes;
- Apresentações no MESMO horário com direito a disputa entre televisões e rádios para entrar ao vivo com os novos contratados;
- De Federico vai mesmo jogar pelo Corinthians, enquanto Love colocou anos atrás a camisa do Timão, deu coletiva e tudo e não acertou oficialmente com a equipe alvinegra....
........
Coisas do nosso esporte bretão!!!
Por Julyane Stanzioni

sábado, 29 de agosto de 2009

Clássico é Clássico, e vice versa!


Domingo é dia de clássico!

Não sou lá um velho, estou no auge dos meus bem vividos 22 anos de idade, mas isso não me torna menos saudosista!Apesar de jovem sou do tempo em que o futebol era um pouco mais romantico, tempos em que um jogador que nem Muller, no seu auge, aguentou ficar 5 anos no São Paulo sem ser seduzido pelos dolares europeus e que mesmo um Raí, tenha demorado a sucumbir a eles! Do tempo em que ver jogadores que nem Rogério Ceni e Marcos não era tão incomum! Nesse tempo os clássicos tinham um sabor diferente, eram realmente a expressão maior do futebol de uma região ou de um país!

Majestosos, Choques-Rei, San-Sões, Derbys Paulistas, Tardes Alvinegras que paravam São Paulo e eram capaz de mudar a vida das pessoas! Ninguém quer perder pro seu rival e depois aguentar piadas dos adversários! O futebol apresentado é sempre maior, sempre o time vai dar o dobro de raça e suor em campo!

Pois é, tem certas coisas que nunca mudam! Pois como diria o lendário e folclórico Vicente Matheus "Haja o que hajar, clássico é clássico, e vice-versa!"

Em dia de clássico a cidade amanhece diferente, um clima de rivalidade enche os pulmões dos torcedores, bandeiras e camisas dão um colorido diferente a cidade! Provocações sadias entre os rivais traz o som do dia! E pra mim nenhum dia tem mais cara de clássico que domingo!

Acordar mais cedo, ler o jornal para ver como seu time vai jogar para enfrentar o seu rival! Imaginar que surpresas o seu treinador pode fazer para confundir o adversário! Almoçar com a família e ficar em frente a televisão ou o rádio só pra ouvir o ambiente e a preparação dos times a emoção de ouvir o apito inicial e toda tensão dos 90 minutos seguintes!

Esse domingo não vai ser diferente!A cidade vai acordar cedo e todos já estarão ligados no que pode acontecer entre São Paulo e Palmeiras! Como Muricy vai armar seu time na sua volta ao Morumbi? Como Ricardo Gomes irá preparar o time para enfrentar o líder do campeonato? Richarlysson e Cleiton Xavier vão pro jogo?!

Esse vai ser um clássico sem favorito nenhum, como todo bom clássico deve ser!

Que vença o melhor e que o futebol seja o principal vencedor nesta tarde de domingo, esse domingo especial...o domingo do Choque-Rei!

Bom Clássico torcedor! E lembre-se sempre que a violência não deve fazer parte da sua torcida!

Por Guto Monte Ablas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Saudades...






Tivemos dois grandes jogos ontem pelo Brasileirão. Aliás, dispensa qualquer comentário, de minha parte, sobre essas partidas devido ao placar: Santos 3 x Internacional 3 e Barueri 2 x Corinthians 2.

Mas hoje, e pela primeira vez, resolvo escrever para o site Expressão da Bola devido a minha indignação com o ocorrido no Canindé na última terça-feira. Lógico que todo torcedor fica revoltado, louco de raiva, p... da vida com resultados negativos do seu time, como também fico quando o meu não vai bem. Mas, chegar ao ponto de invadir vestiário, e com arma, isso é um absurdo!

E o pior: conselheiros da Portuguesa. Eles deveriam dar exemplo para a torcida e não fazer o que fizeram. O técnico Renê Simões pegou o bornal dele e foi embora. Ele está certo. Trabalhou em vários países nesse mundo afora e jamais viu tamanha falta de organização e falta de segurança. Para envergonhar mais a colônia lusitana, fizeram um Boletim de Ocorrência no 12º DP, no Pari, e o presidente Manuel da Lupa negou que as pessoas que entraram no vestiário estavam armadas.

Acredito que um profissional como o Renê Simões não faltaria com a verdade. Nem no final da década de 60 e início de 70, na minha infância, quando eu passava minhas férias em Guaianazes, vi fatos idênticos a este. Meus tios moravam em frente a um campo de várzea e podemos dizer que grandes clássicos regionais eram lá realizados: era o time do Jardim Helena, onde meus primos jogavam, contra o Santa Cruz e Botafogo de Guaianazes, zona leste da capital.

Tenho que concordar com o nosso amigo Maurício Capela. Há tempos a Lusa não tem mais jogadores que honram vestir a camisa rubro-verde. Não acontece somente com a Portuguesa de Desportos, e sim com todos os clubes: DIN DIN, MONEY, CASCALHO... é o principal. Desculpem minha indignação, mas o sangue lusitano de meus avós me fez escrever este desabafo.

Vou dizer mais: Que saudade do senhor Osvaldo Teixeira Duarte.

Por Marçal Gomes Pato

O BOMBEIRO LUSITANO

Falar sobre a crise da Lusa depois do brilhante texto de Maurício Capela seria até uma heresia, mas ousarei a também dar a minha palavra sobre a Lusa querida.

Os fatos que aconteceram foram lamentáveis! Em clube nenhum conselheiro tem direito de dar pitacos diretamente com o técnico e com o treinador, ainda mais invadir o vestíario armado e cobrar postura dos jogadores. René Simões sabe muito bem disso e após o incidente deu adeus ao comando da Lusa.

A repercussão de uma situação dessa não pode se restringir aos muros do Canindé, tanto é que a muitos quilômetros dali, Rogério Ceni, Goleiro e ídolo do São Paulo, deu sua opinião:

"Isso é lamentável...Não sei porque essas pessoas não vão ao Senado protestar contra a política brasileira. Reúne todo mundo lá na frente do Palácio do Planalto. Futebol envolve paixão, mas é entretenimento. Isso foi um absurdo. Há uma inversão de valores inaceitável na sociedade".disse o hexa-campeão Brasileiro, que ainda completou "Os brasileiros não se revoltam com coisas que acontecem com dinheiro do bolso deles. Agora, quando o time perde em casa, ameaçam os jogadores. Que crime o jogador cometeu? Apenas não ganhou um jogo. Se tivéssemos a mesma bravura para combater político corrupto, teríamos um país melhor"

Infelizmente no Brasil ainda é assim, o povo mais preocupado com a Política do "panem et circenses", transformam os jogadores de seus times em seus palhaços particulares e acham que eles tem que ser perfeitos sempre. Jogadores são seres humanos que também erram, o povo brasileiro devia aprender isso. Afinal, ganhar e perder faz parte do espetáculo.

Porém alheio a toda repercussão que os fatos provocaram, um velho conhecido bombeiro lusitando assumiu o lugar de Renê Simões no comando rubro-verde. Trata-se de Vagner Benazzi.

Poucos técnicos ficam tão bem com as cores lusas do que o rei dos acessos (12 na carreira, 2 com a própria Lusa), talvez apenas Candinho tenha mais identificação com a torcida. Ele saiu em 2008, depois de quase 2 anos de trabalho, coisa rara na Lusa, brigando com o presidente Manuel da Lupa que jurou "Ele não volta ao time enquanto eu for presidente", mas aceitou pois acredita que o time precisa no momento de união:

"Conheço muito bem a Portuguesa e sai daqui justamente porque lutei contra muitas coisas erradas. Mas o momento é de união, porque o objetivo principal é devolver o time à Série A do Brasileiro, em 2010", comentou.

Na Lusa Benazzi viveu o melhor momento da carreira. Em 2006 livrou o time do Rebaixamento no campeonato Brasileiro da Série B, em 2007 venceu a série A-2 do Paulista (fazendo o time dar uma volta olímpica depois de décadas) e levou a Lusa de volta a Elite do Brasileirão, após o Paulista 2008 se envolveu em confusão com o presidente e saiu do canindé!

Agora assume a Lusa em um momento delicado e projeta o futuro do time na Série A.Mas se as coisas nos bastidores não se arrumarem, nem mesmo Candinho conseguirá dar jeito no time...bem, nem mesmo o FELIPÃO (Que não pode aceitar o convite por ter compromissos firmados no Usbequistão) daria jeito.

AVANTE LUSA, NÃO ESQUEÇA QUE VOCÊ É GRANDE!

Por Guto Monte Ablas

Noite de empates...




Assim aconteceu na noite desta quarta-feira na Vila mais famosa do planeta, Santos 3 x 3 Internacional. O Peixe deixando de conquistar três importantes pontos jogando em casa, valeu a força, e o poder de reação do colorado gaúcho que depois de estar perdendo por 2 a 0, buscou o empate, destaque para o irmão do Rick, Alecssandro que marcou 3 gols.

O Corinthians foi até a cidade de Barueri, e apenas empatou com o time da casa pelo placar de 2 x 2. Após um primeiro tempo horrível, me lembrou o time que caiu em 2007, um futebol medíocre, uma equipe perdida em campo, o Timão levou logo no início do jogo o primeiro gol, em uma falha grotesca do sistema defensivo do time.


O segundo tempo com a entrada do atacante Souza, o Corinthians melhorou 100%, foi pra cima, mas ganhou um pênalti que não aconteceu em cima do próprio Souza, Marcinho cobrou muito bem e fez o gol de empate. O futebol do Timão cresceu, e na sequência o volante Elias fez um golaço, uma paulada no ângulo esquerdo do goleiro Rene, virada alvinegra, 2 x 1.

O Barueri empatou em uma jogada pela esquerda, cruzamento do Márcio Careca, e falha do zagueiro Paulo André, Val Baiano apareceu nas costas do zagueiro, que na minha visão falhou também no primeiro gol do time da casa, ou seja, um zagueiro que ainda não está bem fisicamente, falta ritmo de jogo, assim também como o paraguaio Balbuena, que não foi bem.

Outros dois jogadores que podem fazer a mala e ir embora, os atacantes Henrique, e Bill, jogadores que não tem o perfil de vestir a camisa de um clube do porte do Corinthians.


Por Altieres Junior

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Avante, Palestra!!!!




Quando quatro jovens italianos, Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone, funcionários da Indústrias Matarazzo, se reuniram no dia 26 de agosto para fundar um clube de futebol, voltado principalmente para a colônia italiana, nem de longe imaginavam que estavam dando o primeiro passo para o surgimento de um dos maiores times do futebol brasileiro.

Após 95 anos a Sociedade Esportiva Palmeiras, que nasceu como Palestra Itália tem uma das histórias mais ricas do nosso esporte. São 22 Paulistas, 4 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 2 Roberto Gomes Pedrosa, 2 Taças Brasil, 5 Rio-São Paulo, 1 Série B, 1 Mercosul, 1 Libertadores e 1 Copa Rio. Entre outros inúmeros torneios nacionais e internacionais.

Um dos momentos mais marcantes desses 95 anos de história foi a inauguração do Mineirão, em 1965, quando pela primeira, única e última vez um time foi convidado para representar a Seleção Brasileira. Resultado 3 a 0 contra a Seleção do Uruguai.

Houveram momentos tristes na vida desse clube, como os 16 anos sem títulos de 76 a 92, passando toda a década de 80 sem uma única conquista, e principalmente o rebaixamento para a Série B do futebol brasileiro em 2002, fruto de uma administração incompetente e amadora.

Mas essas duas manchas são pequenas perto da grandeza de jogadores como: Ademir da Guia, César Sampaio, Dudu, Djalma Santos, Evair, Julinho, Luís Pereira, Marcos, Rivaldo, Roberto Carlos, Waldemar Fiúme, entre muitos que honraram e dignificaram o verde e branco. E deram satisfação e alegria para a sua torcida.

Parabéns Palmeiras, 95 anos de história.



Por Francisco Rossi Junior

Fa(r)do Rubro-Verde


Tal qual uma guitarrada portuguesa - chorosa, ruidosa, contorcida - caminha esta Portuguesa de Desportos por mares nunca d’antes navegados. E não tem sido uma via ladrilhada por azulejos portugueses que emolduraram com brilho intenso o Brasil colonial. Tem sido um caminho lacônico, um trajeto quase de mão única em direção ao ostracismo.


De clube de patrimônio vultoso e de esquadrões nos gramados, a Lusa do Canindé assiste impassível a degeneração de sua história, de suas glórias e conquistas. Envenenada pela apatia e pelo perene desentendimento que reina desde sempre nas alamedas do Canindé, a Lusa silenciosamente perde o bonde da historia, o do marketing esportivo, como se este bonde pudesse ser tomado em um ponto logo mais adiante. Mas não, ele não pode...


Sem esmero, sem alma, sem luz, esta Portuguesa de Desportos parece não entender mais o significado de seu escudo, símbolo adotado pouco tempo depois de sua fundação em 14 de agosto de 1920. Hoje, parece de nada servir a Cruz de Avis. Emblema maior da famosa batalha de Aljubarrota que impediu a anexação de Portugal pela Espanha, em 1385, a Cruz de Avis parece não inspirar mais ninguém no Canindé.


Como se fora um Ninguém Futebol Clube, esta Portuguesa de Desportos não tem levado mais em consideração o anseio de sua gente e faz ouvidos surdos a quem um dia a chamou de clube de coração. Sua camisa vermelha, que em alguns modelos abre simpaticamente espaço ao verde, não é envergada por atletas de primeira linha há tempos. Mesmo tendo servido de janela para o mundo para gente de primeira grandeza no mundo da bola, como Djalma Santos, Julinho Botelho, Ivair, Denner, Rodrigo Fabri, Enéias, Zé Roberto e companhia bela...


A Lusa parece anestesiada. Chama de craques boleiros que nada fizeram pela bola. E permite a balbúrdia indiscriminada em um lugar que deveria ser santo, o vestiário de um clube profissional, da dimensão e importância que ainda tem esta Portuguesa. Definitivamente, esta já não é mais a mesma Lusa.


De time de suor fervoroso em busca de um lugar ao sol a clube que passou a achar normal ocupar o meio de tabela da segunda divisão do futebol nacional, esta Portuguesa de hoje parece uma obra vintage, dessas que nos enchem de nostalgia, nos remete a um canto qualquer de nossa memória, e desgraçadamente nos joga na cara que envelhecemos e o que fizemos, fizemos. E o que não fizemos, não faremos mais. Que tristeza é essa sensação “do que poderíamos ter sido, Portuguesa”!



Por Maurício Capela



EM TEMPOS: A Portuguesa divulgou em seu site um COMUNICADO OFICIAL sobre as confusões ontem no Canindé após a derrota para o Vila Nova. Dois conselheiros, segundo René Simões - que não é mais técnico da Lusa, pediu demissão - denunciou a invasão da dupla ao vestiário rubro-verde e ameaça aos jogadores, a mão armada.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"É, MURICY.... É, MURICY?!"



"O Muricy é meu amigo, gosto dele, admiro seu trabalho, tem uma história de longos anos, mas domingo não tem jeito. Cumprimento por educação, mas não tem sorriso e não tem nada. Domingo, o couro come".

A afirmação é do goleiro Rogério Ceni. Amigo pessoal de Muricy e que por muitas vezes, juntamente com o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, segurou o técnico no comando Tricolor.

Domingo, no Morumbi, o reencontro do TriCampeão Brasileiro com sua ex-torcida. Torcida esta que, mesmo nos maus momentos gritava: "É MURICY!!! É MURICY!!! É MURICY!!!!"

Domingo, no Morumbi, o reencontro do técnico com ex-comandados Dagoberto, Borges, Washington e Hugo que após sua saída do São Paulo, deixaram no ar seu descontentamento com o "ranzinza Muricy".

Domingo, no Morumbi, a chance de Muricy afastar o fantasma que ele ajudou a criar, o do São Paulo que sempre assusta os times da frente quando está chegando.

Domingo, no Morumbi, Muricy voltara para o estádio que ele sempre chamou de "sua casa" para enfrentar o time que ele sempre se declarou torcedor.

Domingo, no Morumbi, enquanto a torcida do Palmeiras já está cornetando Muricy por conta de alguns maus resultados, a torcida do São Paulo irá receber de braços abertos a volta de seu ídolo ao lar, mesmo que com as cores rivais.

Domingo, no Morumbi, mais que um Choque-Rei! E sim um duelo entre Muricy e São Paulo!

Que no Domingo, no Morumbi, o couro que se ouça seja apenas de "É MURICY!" sem hostilidade de nenhum dos lados.

E que a torcida do São Paulo não esqueça...seu técnico é Ricardo Gomes, não adianta apenas gritar "É Muricy", deve, também, dar apoio ao seu atual comandante que vem fazendo um brilhante trabalho.

Mas que a tarde vai ser de Muricy, ganhando ou perdendo, ninguém pode duvidar.

Por Guto Monte Ablas e July Stanzioni