quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Avante, Palestra!!!!




Quando quatro jovens italianos, Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone, funcionários da Indústrias Matarazzo, se reuniram no dia 26 de agosto para fundar um clube de futebol, voltado principalmente para a colônia italiana, nem de longe imaginavam que estavam dando o primeiro passo para o surgimento de um dos maiores times do futebol brasileiro.

Após 95 anos a Sociedade Esportiva Palmeiras, que nasceu como Palestra Itália tem uma das histórias mais ricas do nosso esporte. São 22 Paulistas, 4 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 2 Roberto Gomes Pedrosa, 2 Taças Brasil, 5 Rio-São Paulo, 1 Série B, 1 Mercosul, 1 Libertadores e 1 Copa Rio. Entre outros inúmeros torneios nacionais e internacionais.

Um dos momentos mais marcantes desses 95 anos de história foi a inauguração do Mineirão, em 1965, quando pela primeira, única e última vez um time foi convidado para representar a Seleção Brasileira. Resultado 3 a 0 contra a Seleção do Uruguai.

Houveram momentos tristes na vida desse clube, como os 16 anos sem títulos de 76 a 92, passando toda a década de 80 sem uma única conquista, e principalmente o rebaixamento para a Série B do futebol brasileiro em 2002, fruto de uma administração incompetente e amadora.

Mas essas duas manchas são pequenas perto da grandeza de jogadores como: Ademir da Guia, César Sampaio, Dudu, Djalma Santos, Evair, Julinho, Luís Pereira, Marcos, Rivaldo, Roberto Carlos, Waldemar Fiúme, entre muitos que honraram e dignificaram o verde e branco. E deram satisfação e alegria para a sua torcida.

Parabéns Palmeiras, 95 anos de história.



Por Francisco Rossi Junior

Nenhum comentário: