sábado, 5 de setembro de 2009

Casa Cheia x Reajuste de Ingressos...


Hoje a noite é um grande dia para a torcida do Palmeiras: seu ídolo, VAGNER LOVE, vai reestrear com a camisa alviverde. Devemos ter de 25 a 27 mil pessoas no Parque Antártica, mas acreditem se quiser, meus caríssimos leitores, a diretoria do Palmeiras reajustou ingressos para a estréia de Vagner Love. Um absurdo sem tamanho. Quer dizer que, o torcedor que sempre acompanha o time, terá que desembolsar mais dinheiro para ver um astro.

Com ou sem “astros” na equipe, é obrigação de qualquer time ‘fazer espetáculo’ a seus torcedores, que saem de suas casas para ter divertimento com suas famílias e gastam em uma tarde o valor que pode sustentar uma família brasileira durante um mês.

Uma conta rápida torcedor: Um pai com dois filhos na faixa dos 14 anos, para torcer pro Palmeiras do setor de numeradas do Palestra desembolsa 240 reais, mais 30 reais de estacionamento, além disso, um simples lanchinho custará mais 30 reais; no total, essa família gastará 300 reais em uma noite de Sábado, ou seja, o esporte de povo se torna um esporte elitista, e o que é pior, os clubes e dirigentes enriquecem as custas de quem paga para ver espetáculos quase que teatrais.

Cadê o futebol do tempo do meu avô, onde tínhamos a maior manifestação de igualdade? Naquela época o torcedor, independente do nível social, na hora do jogo eram todos iguais; hoje vivemos uma transformação do futebol que pode virar – se é que já não é - esporte de elite. Exemplos são muitos, só ver o caso do Morumbi e do próprio Parque Antártica loteados por grandes empresas, que usam esse palco de entretenimento para relacionamento fútil entre seus diretores - Pura falsidade! - pois muitos as vezes nem torcem para o time que joga, nem entendem de futebol, não sabem o nome de jogador, mas estão lá pra adular seus possíveis clientes como um leão faminto querendo seu alimento.

A algum tempo atrás um dos times da capital jogou com time misto e lá tínhamos 9.500 torcedores que pagaram pra ver aquele time de terceira linha jogar. Ali estava representada uma grande agremiação e seus verdadeiros torcedores, que prestigiam o time seja ele qual for.

Quem sabe um dia o verdadeiro torcedor volte aos campos de futebol, como nos tempos do meu falecido Avô.

Por Guga Mendonça

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

La Comparsita




O que se sabe quando se tem oito anos de idade? Pouca coisa, melhor, quase nada. Ainda pelos olhos de quem nem uma década havia completado, lembro-me de minha primeira copa do mundo. A de 1982. E posso descrevê-la em detalhes. Adorava àquela seleção brasileira. A turma do “voa canarinho, voa”... Como quando moleque costumava jogar no meio de campo, para mim, Cerezo, Falcão, Zico e Sócrates eram o creme de la creme do mundo da bola. Principalmente, o Falcão e seu refinado toque de bola. Como batia bem na bola o tal do Falcão...

Foi em uma dessas tardes, com meu álbum de figurinhas à mão, quase completo, que assisti o meu primeiro Brasil e Argentina. Devo certamente ter visto outros antes, mas me fixei mesmo nesse confronto de 82. E lembro com tamanha nitidez que meus olhos, influenciados pelo locutor da época, grudaram em Diego Armando Maradona, que eu já tinha no meu álbum. Quantos chicletes não masquei para ter Maradona...

Mas Dieguito me decepcionou. Sua expulsão, até certo ponto ridícula naquele jogo, por chutar o estômago do Batista, foi um balde de água fria. Além de ganharmos dos hermanos por 3 a 1 e os eliminarmos, Maradona, para mim, foi um engodo. Esperava mais de quem já se autoendeusava.

Anos depois, claro, Maradona virou craque e ganhou as manchetes mundo afora. Seus ocasos, suas estripulias e suas jogadas de gênio cintilaram pelos jornais e revistas. Para mim, com o passar dos anos, comecei a achar que o verdadeiro Diego era o do chute. Temperamental, explosivo, arrogante, craque... Mas achei também que ao virar técnico Maradona assumiria outra postura. Pelo jeito, ledo engano.

Nesta semana, o “professor” Maradona andou apimentando ainda mais o maior clássico do mundo da bola. Sim, porque não há rivalidade que se aproxime de um Brasil e Argentina. Instigou seus jogadores, convocou ídolos do passado e chamou os holofotes para si. Claro! Tevez se sentiu à vontade e disse que vai jantar o Brasil. Canigia – nosso carrasco na Copa de 1990 – não titubeou e categoricamente afirmou que a seleção brasileira já perdeu. E Maradona, bem, Maradona, além de reafirmar que é melhor que o Pelé, disse que os argentinos são mais esperançosos que os brasileiros. Têm mais garra.

Dunga preferiu o silêncio e ordenou o mesmo a seus craques. Atitude inteligente, devo dizer. O clima já está bélico demais e qualquer faísca vira incêndio. Mas tem uma coisa, sabe. O sujeito quando vira ídolo não deveria se comportar como um anônimo, porque se hoje tivesse os mesmos oito anos, certamente não mascaria tantos chicletes e nem me importaria se meu álbum de figurinhas ficasse em branco no espaço destinado ao posto de treinador da Argentina. Afinal, técnico por técnico, Maradona ainda está em 82, ao passo que Dunga se aproxima cada vez mais do ano de 94.

Por Maurício Capela

Sofrimento, mas a festa foi da Fiel





Uma noite quente em todos os sentidos, o clima da partida, o tempo ajudou, uma noite muito gostosa, bem agradável motivaram os torcedores a comparecerem em um ótimo número no Pacaembu na noite de quarta-feira. Mais de 25 mil torcedores acompanharam a vitória heróica, com garra e determinação, e de virada pelo placar de 2 x 1 em cima do Peixe do técnico Vanderlei Luxemburgo.

A festa de 99 anos do Corinthians não poderia ter sido melhor, a noite não foi do atacante Souza que perdeu dois gols na cara do Felipe goleiro do Santos, também o jogador entrou em campo emocionalmente abalado, pra quem não sabe, seu pai enfartou na tarde desta quarta, mas ele optou em ajudar o time, mas isso não justifica os gols perdidos, gols que um atacante não deve desperdiçar.

A noite foi do Bill e também do Chicão, ah e dos novos reforços também que entraram em campo no intervalo da partida, Matías Defederico, e Marcelo Matos foram ovacionados pela fiel. Até o ex-zagueiro Gamarra estava nas numeradas, em um local reservado acompanhando a grande festa.

Virada maravilhosa, o nome do jogo mesmo foi Chicão que não conversou com a imprensa, chateado por algumas declarações de um suposto dirigente, e de um jornalista que publicou uma nota em um jornal de grande circulação em todo país. Bom, isso é um direito dele em não falar com a imprensa, mas o Chicão é uma pessoa bacana, e nos próximos dias deve voltar a conversar com os jornalistas.

Agora o Timão só joga no próximo dia 16 de setembro, uma quarta-feira contra o Coxa em Curitiba, a partida que estava marcada para o dia 12, um sábado foi transferida por causa da TV, a partir da próxima semana Mano Menezes levará o elenco para a cidade de Itú, podemos dizer que será uma mini inter temporada.


Por Altieris Junior

Na Raça, aos 99 anos... 43 do 2o Tempo!




OLÁ PESSOAL. NOVAMENTE AQUI ESTOU PARA DAR MEUS PITACOS (GOSTARAM??).

ASSISTI ONTEM, PELA TV, O GRANDE CLÁSSICO PAULISTA CORINTHIANS E SANTOS, VÁLIDO PELA 23ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2009. MUITOS PASSES ERRADOS, JOGADORES NÃO EXECUTANDO O QUE O TÉCNICO PEDIU. ISSO DE AMBOS OS LADOS.
APESAR DISSO, OS JOGADORES QUE ENTRARAM EM CAMPO DISPUTARAM COM MUITA VONTADE CADA LANCE. COMO SE FOSSE DECISÃO DE CAMPEONATO, JÁ QUE OS TRÊS PONTOS EM JOGO AJUDARIA, E MUITO, QUEM VENCESSE.

O CORINTHIANS TEVE, DIGAMOS ASSIM, MAIS SORTE.

LUXEMBURGO CONSEGIU QUE SEU TIME FIZESSE GRANDE JOGADAS PELA ESQUERDA, APROVEITANDO LÉO E MADSON (ESTE INCANSÁVEL) QUE ESCAPAVAM PELAS COSTAS DO JUCILEI.

JÁ MANO MENEZES ENTROU COM SOUZA QUE, INFELIZMENTE, NÃO CONSEGUIU MOSTRAR BOM FUTEBOL. MAIS UMA VEZ FICOU DEVENDO PARA A FIEL. FOI ESFORÇADO, MAS NÃO O SUFICIENTE. PERDEU LANCES INCRÍVEIS – (“TIPO” (SIC) ATÉ MINHA AVÓ FAZIA!, PLAGIANDO SILVIO IOGURTE LUIZ).

CENTRO AVANTE NÃO TEM QUE PENSAR QUE SÓ CHUTA COM A DIREITA, POR SER DESTRO. DO JEITO QUE A BOLA VEM TEM QUE CHUTAR. É ISSO QUE O MADSON E O KLEBER PEREIRA FAZEM NO SANTOS. CHUTAM COM AS DUAS PERNAS. DETALHE: CHUTAM COM AS DUAS PERNAS E NÃO CAEM. (RSRSRS)

O SANTOS MARCOU NUMA COBRANÇA DE FALTA EM QUE O CHICÃO ESTAVA QUASE NA LINHA DO GOL E A BOLA BATEU NELE E ENTROU. UM VERDADEIRO BALDE DE ÁGUA FRIA NA TORCIDA DO CORINTHIANS QUE ESTAVA EM FESTA, COMEMORANDO OS 99 ANOS DE EXISTÊNCIA. MAS O QUE VÍ FOI A VIRADA DA VONTADE E DA RAÇA.
MARCA INESQUECÍVEL DO TIME DO PARQUE SÃO JORGE.

MESMO EXPULSO, E COM RAZÃO, MANO MENEZES COLOCOU BILL E MARCELO OLIVEIRA. ISTO É ESTRELA DE TÉCNICO. O BILL JÁ HAVIA JOGADO OITO VEZES. NÃO FOI NEM SOMBRA DAQUELE BILL DO BRAGANTINO DA SÉRIE B, E ACABOU FAZENDO O PRIMEIRO DELE NO TIME E O GOL DE EMPATE. AGORA O FENOMENAL FOI O GOL DA VITÓRIA. ATÉ O LUXEMBURGO RECONHECEU NOS VESTIÁRIOS A GRANDE JOGADA ENSAIADA DO CORINTHIANS, QUE CULMINOU COM O GOL DO CHICÃO.

TENHO CERTEZA QUE FOI UM GOL DE RAIVA PARA CALAR ALGUM CONSELHEIRO FANÁTICO QUE O CRITICOU, E TAMBÉM O FELIPE, POR FAZER CORPO MOLE PARA PEDIR AUMENTO. ACHO QUE O TAL CONSELHEIRO DEVE ESTAR ASSISTINDO JOGOS DO BRASILEIRÃO 2007.

PARABÉNS AO SANTOS, APESAR DA DERROTA, PELO GRANDE GOLEIRO QUE ESTÁ DANDO CONTA DO RECADO JÁ HÁ ALGUM TEMPO. ENTROU NA MAIOR FRIA SUBSTITUINDO O FÁBIO COSTA. O JOVEM FELIPE, DE 21 ANOS, NOVAMENTE FEZ GRANDES DEFESAS E TEM UM GRANDE FUTURO PELA FRENTE.

PARABÉNS CORINTHIANS! PELA VITÓRIA E PELOS 99 ANOS!

CHEGA! E TENHO DITO!

Por Marçal Gomes Pato

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Equipe ESCALADA para o final de semana!

Sábado

PALMEIRAS x BARUERI
ESTÁDIO: Palestra Itália

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: July Stanzioni e Altieres Junior
Bastidores: Guga Mendonça
Plantão: Léo Miranda

Na mesa de som: Anderson Wendel - O TICO
Externa: José Alves


Domingo

CRUZEIRO x SÃO PAULO
ESTÁDIO: Mineirão

Narração: Gomão Ribeiro
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: July Stanzioni
Plantão: Marçal Gomes Pato

Na mesa de som: Anderson Wendel - O TICO
Externa: José Alves

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Love AND DeFederido....



Segunda-Feira agitada no Parque São Jorge e na Academia de Futebol.
Lá na zona leste, apresentação do chamado "Novo Messi". Porém, o argentino preferiu - depois de vestir a camisa 10 (que era de Douglas) - não se comparar à Messi e acredita que será tão feliz no Timão quanto Tevez o foi.
Na zona oeste, apresentação do "Artilheiro do Amor". Vagner Love chegou ao Palmeiras vestindo a camisa 9 (que era de Keirrison) e disse estar "arrepiado" por voltar a jogar no alviverde.
O que as apresentações tem em comum?
- Duas novas esperanças às equipes;
- Apresentações no MESMO horário com direito a disputa entre televisões e rádios para entrar ao vivo com os novos contratados;
- De Federico vai mesmo jogar pelo Corinthians, enquanto Love colocou anos atrás a camisa do Timão, deu coletiva e tudo e não acertou oficialmente com a equipe alvinegra....
........
Coisas do nosso esporte bretão!!!
Por Julyane Stanzioni