quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Equipe OFICIALMENTE escalada!!!

Final de Semana de bola rolando no Pacaembu!!! E a Equipe Expressão da Bola estará por lá!

Sábado

Santos x Náutico

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Jota Sampaio
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Bastidores: Douglas Araujo
Plantão: Léo Miranda
Mesa de Som: Anderson Wendel
Externa: Studio Sat

Domingo

Corinthians x Santo André

Narração: Mauricio Camargo
Comentários: Mauricio Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni
Bastidores: Dom Roberto Costa
Plantão: Marçal Gomes Pato
Mesa de Som: Anderson Wendel
Externa: Studio Sat

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Palmeiras ou São Paulo? A discussão pode ir além das quatro linhas


Que este campeonato é o mais equilibrado da era dos pontos corridos...
Todos nós sabemos!

Que novamente Palmeiras e São Paulo vão disputar o título até a última
rodada...Também! Todos sabemos.

Dentro de pouco mais de um mês, obviamente, tudo será esclarecido. Mas, enquanto o primeiro domingo de dezembro não chega; para imaginar qual deles será e qual não será o campeão só mesmo recorrendo às superstições. Afinal, ainda que desconfiemos delas, muitas vezes elas acabam se tornando estatísticas comprovadas.

Então só nos resta...Jogar as pedras.

No ano passado (naquele campeonato em que o São Paulo entrou no segundo turno com 11 pontos a menos em relação ao Grêmio), restando poucas rodadas para o término da competição, Palmeiras e São Paulo empatariam no Palestra Itália por 2x2.

A vantagem do Palmeiras, que algumas rodadas antes chegou a ser de cinco pontos, a essa altura do campeonato, se tornou de apenas dois. Com o passar do torneio, o tricolor foi diminuindo tal vantagem, aos poucos, jogo a jogo, até que encostou de vez e chegou o clássico. O vencedor daria um super passo para o título, mas a inversão foi adiada.

Quer mais? Fatos! Coincidências? Estatísticas! Superstições?...Assim seja!

Em 2008, o Palmeiras chegou a estar perdendo do São Paulo por 2x0 e teve que se matar em campo para achar o empate, que veio por volta dos 40 minutos do segundo tempo (anotem isso)...

Um gol de bola parada com um jogador de defesa, Leandro, o lateral que atualmente está no Vitória. (Pura coincidência?)....

Mas voltando ao primeiro dia de novembro de 2009, o Palmeiras, também em um clássico, teve que correr atrás para não ver o maior rival (Corinthians ou São Paulo? Isso é uma outra longa discussão) levar a melhor. Aos 38 minutos (e olha só!..outra vez perto dos 40 do segundo tempo) um jogador de defesa, nesse caso o Maurício, apareceu na área para desviar um cruzamento de uma bola parada (outra semelhança? OHHH) e empatar o dérbi. 2 a 2!

Quanta semelhança! Delírio verde! E o Palmeiras saiu de campo aplaudido e aplaudindo a torcida que comemorou a igualdade como se fosse um título (seria o gol da tal sonhada conquista?). Pode até ser, porque o Tricolor não conseguiu ultrapassar o Verdão na tabela de classificação..."Pelo menos por enquanto", dizem os mais supersticiosos!

O próximo jogo do Palmeiras será contra o Flu no Maraca, coincidentemente o mesmo adversário pós clássico do ano passado e que, exatamente como hoje, também lutava desesperadamente contra o rebaixamento.

Já o São Paulo jogaria no meio de semana, antes do Alviverde (Mais uma coincidência!). Só que destavez o adversário será o Grêmio no Olímpico e não o Vitória, de quem os tricolores, na época, venceram por 3 a 1, passando momentaneamente o rival na tabela de pontos corridos. Pode parecer loucura, imaginação, urucubaca ou qualquer outra coisa. Mas o futebol tem de tudo e ninguém sabe, nem o Deus da bola sabe o que vai acontecer. E muito menos eu!!!

Com já disse, têm aqueles que acreditam em supertição! Insisto: não é o meu caso! Para mim futebol é no campo e ponto final. Domingo tem Fluminense e Palmeiras no Maracanã e o São Paulo deverá mesmo assumir a primeira colocação do Campeonato: Só não sei se por alguns dias apenas ou se "para sempre", que no caso significa mais cinco rodadas, mais precisamente até odia 6 de dezembro quando se encerra o Brasileirão para começar a
Libertadores, com a presença de ambos, com as mesmas superstições e outras tantas coincidências (que eu prefiro nem imaginar nesse momento).

Ah! Para satisfazer ou aborrecer os mais supersticiosos, lembro que o jogo entre Fluminense e Palmeiras do segundo turno de 2009 terminou com vitória de 3x0 para o time carioca. Depois disso o alviverde desandou e terminou a competição na "modesta" quarta posição. Agora é reverter essa história ou as superstições, como afirmei no começo do texto, vão se tornar estatísticas comprovadas mais uma vez.

Palmeiras ou São Paulo? Hepta ou Penta? As cartas estão lançadas.


Por Marcel Gonçalves