quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O BOMBEIRO LUSITANO

Falar sobre a crise da Lusa depois do brilhante texto de Maurício Capela seria até uma heresia, mas ousarei a também dar a minha palavra sobre a Lusa querida.

Os fatos que aconteceram foram lamentáveis! Em clube nenhum conselheiro tem direito de dar pitacos diretamente com o técnico e com o treinador, ainda mais invadir o vestíario armado e cobrar postura dos jogadores. René Simões sabe muito bem disso e após o incidente deu adeus ao comando da Lusa.

A repercussão de uma situação dessa não pode se restringir aos muros do Canindé, tanto é que a muitos quilômetros dali, Rogério Ceni, Goleiro e ídolo do São Paulo, deu sua opinião:

"Isso é lamentável...Não sei porque essas pessoas não vão ao Senado protestar contra a política brasileira. Reúne todo mundo lá na frente do Palácio do Planalto. Futebol envolve paixão, mas é entretenimento. Isso foi um absurdo. Há uma inversão de valores inaceitável na sociedade".disse o hexa-campeão Brasileiro, que ainda completou "Os brasileiros não se revoltam com coisas que acontecem com dinheiro do bolso deles. Agora, quando o time perde em casa, ameaçam os jogadores. Que crime o jogador cometeu? Apenas não ganhou um jogo. Se tivéssemos a mesma bravura para combater político corrupto, teríamos um país melhor"

Infelizmente no Brasil ainda é assim, o povo mais preocupado com a Política do "panem et circenses", transformam os jogadores de seus times em seus palhaços particulares e acham que eles tem que ser perfeitos sempre. Jogadores são seres humanos que também erram, o povo brasileiro devia aprender isso. Afinal, ganhar e perder faz parte do espetáculo.

Porém alheio a toda repercussão que os fatos provocaram, um velho conhecido bombeiro lusitando assumiu o lugar de Renê Simões no comando rubro-verde. Trata-se de Vagner Benazzi.

Poucos técnicos ficam tão bem com as cores lusas do que o rei dos acessos (12 na carreira, 2 com a própria Lusa), talvez apenas Candinho tenha mais identificação com a torcida. Ele saiu em 2008, depois de quase 2 anos de trabalho, coisa rara na Lusa, brigando com o presidente Manuel da Lupa que jurou "Ele não volta ao time enquanto eu for presidente", mas aceitou pois acredita que o time precisa no momento de união:

"Conheço muito bem a Portuguesa e sai daqui justamente porque lutei contra muitas coisas erradas. Mas o momento é de união, porque o objetivo principal é devolver o time à Série A do Brasileiro, em 2010", comentou.

Na Lusa Benazzi viveu o melhor momento da carreira. Em 2006 livrou o time do Rebaixamento no campeonato Brasileiro da Série B, em 2007 venceu a série A-2 do Paulista (fazendo o time dar uma volta olímpica depois de décadas) e levou a Lusa de volta a Elite do Brasileirão, após o Paulista 2008 se envolveu em confusão com o presidente e saiu do canindé!

Agora assume a Lusa em um momento delicado e projeta o futuro do time na Série A.Mas se as coisas nos bastidores não se arrumarem, nem mesmo Candinho conseguirá dar jeito no time...bem, nem mesmo o FELIPÃO (Que não pode aceitar o convite por ter compromissos firmados no Usbequistão) daria jeito.

AVANTE LUSA, NÃO ESQUEÇA QUE VOCÊ É GRANDE!

Por Guto Monte Ablas

Nenhum comentário: