terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O ANO DE MURILO ENDRES!

Família do Vôlei: Os irmãos Gustavo Endres (Pinheiros/Sky) e Murilo Endres(Sesi-SP)


A cara não nega, o jeito também não!
Até 2008 o jovem jogador Murilo era conhecido apenas por “irmão do Gustavo”, apesar de já ser campeão diversas vezes pelas categorias de base e participação na equipe principal da seleção, sendo inclusive do grupo de Prata das olimpíadas de Pequim.
Porém, quando Bernardinho promoveu uma renovação na seleção, o jovem Murilo foi colocado como titular e galgou seu espaço no mundo do vôlei. Com dedicação e com habilidade, com cobranças do Bernardinho e com o apoio do irmão, chegou ao posto que um dia sonhou, mas que não imaginou que chegaria: MELHOR JOGADOR DO MUNDO.
E em 2010 teve seus grandes momentos!
Foi importante para o Brasil na conquista do nono título da Liga Mundial, foi eleito o melhor jogador do torneio. Ajudou o Sesi-SP na busca pelo vice-campeonato Paulista e foi vital para o tricampeonato mundial da seleção na Itália, sendo novamente eleito o melhor jogador do torneio. Se tornou o melhor jogador de vôlei do mundo, e isso o levou a mais um degrau. No Prêmio Brasil Olímpico foi eleito o melhor atleta masculino do ano de 2010, superando o judoca Leandro Guilheiro e o fenômeno César Cielo da natação. Quando chegou ao topo, agradeceu aos amigos de seleção, ao irmão Gustavo, ao técnico Bernardinho, aos colegas de clube e ao apoio da esposa Jaqueline.


Quem vê um atleta com um currículo tão bom, em tão curto tempo, não imagina a simplicidade e humildade deste atleta. Aquele que via Giba (Seu companheiro de seleção), Giovane (seu técnico no Sesi) e Nalbert, imaginando se um dia iria brilhar como eles.
Conseguiu e sabe da responsabilidade de ser exemplo, mas não se acostumou ao status de ídolo. Se sente desconfortável ao falar para o público - “Ainda é tudo muito novo pra mim!” diz o ponta – mas sabe que tudo é fruto de um trabalho, que começou nas peneiras do Banespa, quando o auxiliar técnico do time (hoje BMG/São Bernardo), Alê Stanzioni, viu o talento do garoto e deu a chance a ele. Sabia decisão.
Murilo, no Prêmio Brasil Olímpico (foto: Globo Esporte.com)
O ano de Murilo é a prova de que ano a ano o vôlei vai tomando o espaço no Brasil, que sempre será o país do futebol, mas que com certeza é também o PAÍS DO VÔLEI!
E espero um dia ver que o Brasil será também o país do handebol, do tênis, da natação, da ginástica, do basquete e de todos os esportes, pois o Brasil é mais do que onze jogadores em campo, é mais do que cinco em uma quadra e sim 190 milhões de pessoas que acreditam no esporte.
E este ano o Expressão da Bola se aventurou no Vôlei, tentando levar a emoção do esporte nas ondas da web e com isso fizemos grandes amigos, como o Gustavo Endres, irmão do Murilo, que se tornou, ao lado da esposa Raquel Endres, embaixador das nossas transmissões, assim como a Débora (esposa do Tuba) e todos os nossos seguidores da comunidade do vôlei, que tanto apoio deram ás nossas jornadas e principalmente ao esporte. Em 2011 continuaremos a levar a emoção do vôlei na web e mostrando ao mundo o melhor vôlei do mundo.
Por Guto Monte Ablas

As melhores gafes da equipe Expressão da Bola

Uma jornada esportiva é feita de informação, emoção...e gafes. A seguir selecionamos algumas que aconteceram no ano de 2010. Se fossemos publicar todas, demorariamos todo o ano de 2011.

Ainda na época do programa de rádio, faltou uma certa sincronia entre o comentário gravado por Marçal Gomes Pato e o apresentador que estava no estúdio, Guga Mendonça.



No mês de março, a equipe recebeu a visita de um convidado bem trapalhão: Rodney Brocanelli. Logo de cara, ele confunde o nome de alguns dos integrantes da equipe.



O mesmo Rodney tratou de derrubar toda a equipe ao avisar sobre um pênalti que não aconteceu. Na verdade, era a reprise do lance durante o intervalo de uma partida.



Já na era das transmissões via web, Rodney Brocanelli (sempre ele) conseguiu a proeza de trocar o nome do Rei do Futebol: Edson Arantes do Nascimento virou Edson Nascimento Arantes.

 Gafepele by rbrocanelli

Confundir pessoas é uma das marcas registradas da equipe Expressão da Bola. Agora, Guga Mendonça confunde Rodney Brocanelli com Maurício Capela. Será que foi culpa da barba?

 Capelaoubrocanelli by rbrocanelli

Em 2011 tem muito mais.
Agora, se você quiser acompanhar gafes de outros colegas do rádio, é recomendado o post do blog Radioamantes em que foram flagarados vários momentos engraçados. Basta clicar aqui.

sábado, 18 de dezembro de 2010

A equipe Expressão da Bola traz de volta a emoção do gol até você

Convidamos a todos os torcedores/internautas amigos a relembrarem conosco alguns dos gols que irradiamos em nossas jornadas esportivas pela web.

Corinthians 0 x 1 Grêmio - Em nossa primeira transmissão na Internet, uma vitória do Grêmio, que vinha em ascensão no segundo turno do campeonato brasileiro. Gol de Douglas. Narração de Danilo Almeida.

 Cor0x1GreExpressaodaBola by rbrocanelli

São Paulo 1 x 3 Internacional - Na segunda transmissão desde a volta pela web, outra vitória de um time de Porto Alegre. Desta vez, foi a vez do Inter, que se impôs em cima do São Paulo. Ouça os gols. Narração de Danilo Almeida.

 SPFC0x1InterExpressao by rbrocanelli

 SPFC1x1InterExpressao by rbrocanelli

 SPFC1x2InterExpressao by rbrocanelli

 SPFC1x3InterExpressao by rbrocanelli

São Paulo 0 x 3 Goiás - Os times de São Paulo não estavam colaborando conosco. O São Paulo novamente caiu como time mandante, desta vez contra o Goiás, que lutava para não ser rebaixado. Narração de Danilo Almeida.

 SPFC0x3GoiExpressaodaBola by rbrocanelli

Palmeiras 4 x 1 Avaí - Uma das poucas partidas em que o Palmeiras atuou bem neste campeonato brasileiro. Goleada por 4 a 1 sobre o Avaí. No player abaixo, o primeiro gol, marcado por Valdivia. Narração de Danilo Almeida.



Corinthians 2 x 2 Ceará - Um dos tropeços corinthianos que custaram o título de campeão. Após sair na frente, com um placar de 2 a 0, o Vôzão (como é conhecido o Ceará) conseguiu um empate heróico. Narração de Danilo Almeida.

 Cor0x1CeaExpressao by rbrocanelli

 Cor0x2CeaExpressao by rbrocanelli

 Cor1x2CeaExpressao by rbrocanelli

 Cor2x2CeaExpressao by rbrocanelli

Corinthians 3 x 4 Atlético-GO - Para piorar o que estava ruim desde o empate contra o Ceará, desta vez o Corinthians se superou. Foi batido pelo bravo Altético-GO também no Pacaembu. Se a partida não foi boa para o timão, para a equipe Expressão da Bola ela marcou a estreia de Mauricio Capela na narração.

 CorxAtlGO Expressao by rbrocanelli

Portugesa 3 x 0 Guaratinguetá - Passamos a acompanhar a querida Lusa do Canindé na sua luta para voltar à série A. Aqui, uma boa vitória sobre a hoje exitinta equipe do Guaratinguetá. Narração de Danilo Almeida.

 Lusa3x0Guará Expressao by rbrocanelli

Corinthians 1 x 0 Palmeiras - Uma boa vitória do Timão sobre seu tradicional rival. Partida essa que marcou a estreia de Tite como técnico corinthiano e que teve uma breve atuação do palmeirense Valdivia, que sentiu dores pouco depois de entrar no segundo tempo. Narração de Danilo Almeida.

 Cor1x0PalExpressao by rbrocanelli

Corinthians 4 x 0 Avaí - O time de Gustavo Kuerten veio à São Paulo para outro vexame. O Corinthians não perdoou. Narração de Danilo Almeida.

 Cor4x0Ava Expressao by rbrocanelli

Portuguesa 3 x 1 Brasiliense - Mais uma vitória da Lusa, desta vez sobre um dos representantes da região Centro-oeste na série B (o outro é o Vila Nova, de Goiás). Narração de Danilo Almeida.

 Lusa3x1Brasiliense Expressao by rodneybrocanelli

Palmeiras 2 x 0 Atlético-MG - Partida válida pela Copa Sulamericana, agora de triste lembrança para o torcedor palmeirense. Nesta ocasião, tudo foi festa com a vitória sobre um desinteressado Atlético-MG, que priorizava sua permanência na série A.

 Pal2x0AtlMG Expressao by rodneybrocanelli

Corinthians 1 x 0 Cruzeiro -  Jogo marcado pela polêmica do pênalti sobre Ronaldo. Até hoje, não se chegou a uma conclusão se houve falta ou não. O resultado trouxe novamente a esperança do título ao torcedor corinthiano. Narração de Danilo Almeida.

 Cor1x0CruExpressao by rodneybrocanelli

Portuguesa 2 x 1 Ipatinga - Mais uma vitória da Lusa (pela série B) dentro do Canindé. Narração de Danilo Almeida.

 Lusa2x1Ipatinga Expressao by rodneybrocanelli

Corinthians 2 x 0 Vasco - Penúltima rodada do Brasileirão. Com essa vitória e outros resultados combinados, tudo ficou para a última rodada. Aqui, o Corinthians contou também com a sorte, especialmente no primeiro gol. Narração de Danilo Almeida.

 Cor2x0Vas Expressao by ferasdoradio

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O TODO PODEROSO MAZEMBE!


Quando se fala em decisão de um torneio Mundial interclubes se imagina a potência européia campeã da Champions League disputando contra a potência sulamericana campeã da Libertadores de América.

Sempre foi assim desde 1960, quando o Real Madrid da Espanha venceu o Peñarol do Uruguai e se tornou o primeiro campeão mundial. Na época, apenas o campeão europeu e o sulamericano representavam o mundial. Os anos passaram e várias regras mudaram, mas o título era decidido entre as duas potências e assim foi até 2004. A partir de 2005, o mundial passou a contar também com times da África, Ásia, Oceania e América do Norte/Central e o cenário não mudou. Em 2007 incluiu-se também um time do País sede. E a situação não mudava. Porém, ninguém contava com o Mazembe...

Quis o destino em 2010, no segundo mundial realizado em solo árabe, no ano da primeira copa em solo africano, que a história fosse escrita. Nas duas edições realizadas em Abu Dhabi apenas um time participou duas vezes: Tout Puissant Mazembe, da República Democrática do Congo, na África.

E nesta segunda edição, o clube justificou o seu nome: TODO PODEROSO Mazembe.

Primeiro, derrotou o bom time do Pachuca, considerado potência no México. Fez o simples, ganhou de um a zero e mostrou ao mundo seu arqueiro Kidiaba, o dançarino. Mas esse feito não era anormal, uma vez que em 2006 e 2007, Al-Ahly e  Étoile du Sahel, respectivamente, haviam atingido tal feito. Porém, o Mazembe queria mais, queria a história...

A história se escreveu na semifinal. Internacional, campeão do mundo em 2006, vencendo o poderoso Barcelona, chegava como franco favorito ao título de 2010 e sua torcida já profetizava que “Em Abu Da Bi” em brincadeira com o nome da cidade onde o título é disputado. Porém, não contavam com o Mazembe...

O primeiro tempo, teve o Inter dominando as ações, mas esbarrando em seu nervosismo e no goleiro Kidiaba, que fazia milagres. O time africano jogava no contra ataque e assustou a torcida em alguns chutes que pararam em “defesas” do inseguro Renan.

No intervalo o discurso era o mesmo de sempre “Ninguém aqui no Inter esperava moleza” e “Os times africanos são muito fortes”, mas todos confiavam na vitória do Inter após o intervalo. Porém, não contavam com o Mazembe...

Ao começar o segundo tempo o sonho começou a ruir. Em um belo gol, Kabangu abriu o placar para os africanos e para desespero da torcida e dos jogadores do Inter. O time pressionou e parou novamente em Kidiaba, em partida perfeita. Aos africanos, restava o contra ataque, e em um destes Kaluyituka fez o segundo e sacramento o vexame colorado.

Agora, os africanos vão tentar consolidar seus nomes no mundo domingo, contra a Internazionale de Milão para  sacramentar a campanha histórica. Mas ganhando ou perdendo, já são heróis, pois sabem que ninguém espera que um africano chegasse a final, PORÉM, NINGUEM CONTAVA COM O MAZEMBE...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sobre o Goiás, Conca e Ronaldo!

*


O heróico Goiás surpreendeu o mundo ao dias depois de ser rebaixado no Brasileiro, ao superar o time do Palmeiras (do Copeiro Felipão) pelas semifinais da Taça Sulamericana, em pleno o Pacaembu, revertendo o resultado favorável que o Palmeiras teve no Serra Dourada.

Uma semana depois, venceu o nos seus domínios, simplesmente o maior Campeão de Libertadores (7 títulos em 7 finais), o Indepiendente de Avellaneda, por dois a zero. O time esmeraldino foi superior o jogo inteiro e poderia ter feito muito mais gols e garantido o título, mas o resultado histórico, colocou o Goiás com uma mão na taça. Mas o time Argentino confiava no fator campo para tirar a mão goiana do troféu.

Então, no estádio Libertadores de América, os dois times decidiriam pela primeira vez o torneio sulamericano. E com a torcida inflamada, os argentinos não demoraram abrir o placar. Porém, logo depois, o heróico Rafael Moura, artilheiro do torneio, fez o gol de empate. Ainda no primeiro tempo, o time de Avellaneda fez mais dois gols e levou para o vestiário um placar de três a um. Resultado este que levaria o jogo para a prorrogação, pois no agregado o jogo estava três a três, e na Sulamericana não existe a regra do “gol fora”.

No segundo tempo o Goiás acordou e mostrou a raça que levou o time para a final, pressionou, lutou, chutou diversas vezes, mas não conseguiu superar o bloqueio do acuado time argentino. O resultado se manteve e a partida foi para a prorrogação, que foi apenas uma reprise do segundo tempo, apenas o Goiás atacando e o Indepiendente se defendendo. Novamente sem gols, a partida ia para os pênaltis. Os argentinos converteram todas as suas cobranças, enquanto Felipe carimbou a trave, entregando o título ao “Rei das Copas”, que nas 8 finais de torneio sulamericanos que disputou, venceu todas. Mas o que não tira os méritos do Goiás, que pouco tempo depois de ser um dos quatro piores times do Brasil, se tornou um dos quatro melhores da América. Parabéns ao Esmeraldino! Que por uma noite teve a torcida de quase todo Brasil ao seu lado (Exceção as torcidas de Grêmio e Flamengo que com a derrota goiana garantiram a vaga na Libertadores e Sulamericana, respectivamente, e a torcida do Corinthians, que se mostrou ressentida pelo fato dos goianos jogarem bem e tirarem o título brasileiro do time do Parque São Jorge). Agora é lutar para se reerguer e volta a ser grande no lugar que merece...A ELITE DO FUTEBOL!

*



Dário Conca foi escolhido como melhor meia direita, Craque da Torcida e o melhor jogador do Campeonato Brasileiro pela CBF, além de ser escolhido como Bola Ouro e a Bola de Prata de Melhor meia pela Placar e mesmo assim, nunca foi convocado para defender a seleção Argentina.

E isso, aliado ao amor que demonstra pelo Brasil e o carinho dos torcedores, fazem com que muitos sonhem com que ele se torne o primeiro estrangeiro a vestir as cores da seleção canarinho. E esse sonho pode se tornar real.

Conca deu entrada na documentação necessária para o processo de naturalização. A alegação oficial é que ele quer facilitar sua vida no país, evitando certas burocracias necessárias ao estrangeiro residente e domiciliado no país. Mas o assunto seleção já é comentado, e o próprio jogador não foge a questão, “Eu teria prazer em jogar com essa camisa se o Mano chamasse, mas acho que isso não aconteceria, pois ele tem muitas opções para o setor!” falou o craque argentino.

Segue como um sonho, mas que o jogador, que há quatro anos mora no Rio de Janeiro, cairia bem com a amarelinha, ah isso cairia!

*



“Eu estou de saco cheio de futebol! Só jogo mais um ano por obrigação”

Esta frase foi dita por Ronaldo na festa dos melhores do Brasileirão. O fenômeno diz que seu corpo está cansado e pede férias permanentes.

Agora, será que ele irá acompanhar o futebol mais pela televisão e pelo twitter como fez esta temporada ou irá efetivamente a campo cumprir a sua obrigação? Ou sua obrigação é apenas com patrocinadores e com o dinheiro e não com o Sport Club Corinthians Paulista e sua Fiel Torcida? Lamentável Fenômeno!

Ao mesmo tempo que critico a sua fala sobre o futebol, aplaudo sua fala sobre sua vida pessoal.

Nesta semana, via twitter, o jogador confirmou o exame de DNA que reconheceu o menino Alex, como seu filho e disse que ele entra para a família como “irmão de mais três”. Parabéns ao Fenômeno pela atitude de assumir o filho de fora do casamento. É preciso coragem e dignidade para isso. Muitos jogadores que são considerados reis no futebol não tiveram a mesma atitude. Isso mostra que ele é um jogador diferenciado, inclusive nos assuntos pessoais. Parabéns Fenômeno!

Por: Guto Monte Ablas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O bom humor das jornadas esportivas Expressão da Bola

Além de informação e emoção, as jornadas esportivas Expressão da Bola contam com muito bom humor.  Sempre que são chamados a falar, os personagens Lula (também conhecido como presida) e Silvio Santos fazem grande sucesso entre os internautas. Acompanhe no player abaixo, dois trechos pinçados da transmissão de Corinthians x Vasco, no  último dia 28 de novembro.



domingo, 5 de dezembro de 2010

4 vezes "É Muricy!"


Acabou o campeonato Brasileiro de 2010!

Em Goiânia o Corinthians empatou com o time reserva do rebaixado e guerreiro Goiás e por sí só tirou sua chance de título!

O Cruzeiro saiu perdendo do Palmeiras, virou o jogo e torceu até o fim por um gol do Guarani!

Mas o gol não aconteceu e com uma vitória “a la Mujica” por 1x0, o Fluminense foi o grande campeão Brasileiro!

Um time que tinha jogadores de renome como Deco, Belletti e Fred, um craque argentino chamado Conca, mas principalmente tem um homem predestinado a ser campeão!

Muricy Ramalho, ex-meia atacante, ídolo do São Paulo, começou como técnico no começo da década de 90, sendo assistente técnico de Telê Santana, comandando o “expressinho” tricolor em torneios menores, usando as táticas daquele que ele chama de Mestre. Em 97 teve sua primeira chance real, substituindo Parreira no tricolor. Depois disso rodou pelo México, pela China até chegar ao Náutico, onde começou uma série de títulos estatuais (2001, 2002 e 2003, pelo Náutico, 2004 pelo São Caetano e 2005 pelo Internacional) e chegou ao São Paulo, onde iniciou seu recomeço. Depois de um vice-campeonato pelo Inter em 2005, chegou ao Tricampeonato nacional pelo time do Morumbi. Desgastado por eliminações na Libertadores, foi demitido do tricolor e seguiu o caminho que Telê, “pulando o muro” e indo treinar o Palmeiras. Lá fracassou e foi dado como derrotado, descreditado...

Mas o Fluminense acreditou no seu trabalho, sofreu com uma desconfiança inicial, mas logo levou o time tricolor a liderança do Brasileiro. Aí veio um momento decisivo...

Após a Copa do Mundo, Dunga foi demitido e Ricardo Teixeira convidou Muricy para ser técnico da seleção. Muricy, sempre ético, não disse que sim antes de falar com o Fluminense. O Fluminense, inimigo político da CBF, recusou liberar Muricy. O Técnico aceitou a decisão do clube e recusou o convite da CBF. Mano foi escolhido.

Agora o técnico tinha uma responsabilidade e foi atrás do título. Com os desfalques, começou a ter queda de rendimento, chegou a ficar em terceiro no campeonato, mas na reta final cresceu (com “ajuda” de São Paulo, Palmeiras e também do Corinthians) e chegou na última rodada dependendo apenas das próprias pernas para ser campeão.

E conseguiu, um suado 1x0 contra o Guarani, que garantiu o 4º título do Muricy em seis anos.

E assim como seu Mestre Telê Santana, fez história em dois tricolores. Telê foi herói no Flu, onde ficou conhecido como Fio de Esperança e no São Paulo se tornou o primeiro técnico a se tornar ídolo maior de uma torcida. Muricy é tricampeão com o São Paulo e Campeão com o Fluminense, que a muito tempo não vencia títulos de expressão!

Parabéns Fluminense, Parabéns Muricy Ramalho!

E ao torcedor, agora resta apenas o Mundial e a torcida brasileira é pelo Inter de Porto Alegre!

Depois começa aquele período chato entre o fim do Mundial e o início dos estaduais.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Ouça as entrevistas do pós-jogo entre Pinheiros/SKY x Volta Redonda

Em mais uma partida válida pela Superliga de vôleio, o Pinheiros/SKY bateu o Volta Redonda por 3 sets a 1. Parciais de 25/18, 25/13, 18/25 e 26/24. A equipe Expressão da Bola, em parceria com o site Vôlei na Rede, transmitiu o confronto para os seus internautas no final de tarde deste sábado.

Logo após o jogo, os atletas das duas equipes conversaram com a repórter July Stanzioni. Ouça no player abaixo, os papos com Tuba, Gustavo, Rodrigão e Marcelinho, pelo lado do Pinheiros/SKY, e com Ualas e Léo, da equipe do Volta Redonda.

Gustavo Endres: protagonista, ouvinte e incentivador

Desde que começamos as transmissões do vôlei, em parceria com o site Vôlei na Rede, temos a felicidade de ter não apenas ouvintes, mas incentivadores também. Um deles é muito especial e ilustre: Gustavo Endres, ex-meio de rede da seleção brasileira masculina e que joga atualmente no Pinheiros. Quando não está em quadra, Gustavo é ouvinte assíduo das nossas jornadas e ajuda a divulga-las via Twitter. Esse foi o início de uma bela amizade.  Logo após a úlitma partida da semi-final do campeonato paulista de 2010 entre Pinheiros x Vôlei Futuro (vencida pelo VF), ele atendeu gentilmente à equipe Expressão da Bola e respondeu perguntas de intenautas. No player abaixo, é possível acompanhar parte desse bate-papo.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

NO AR O NOVO SITE!!!



Olá leitores do BLOG Expressão da Bola. Nosso novo site está no ar, acesse: www.expressaodabola.com.br

A partir de hoje, 14 de Junho, todas as informações para você ouvinte/leitor estarão por lá, assim o BLOG, que nos serviu de ferramenta para interagir com vocês, ficará inativo.


Então é isso, muita informação no www.expressaodabola.com.br

Informação é nossa expressão!!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Expressão da Bola a todo vapor!!!!


Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite leitor do blog!

Não é só o Campeonato Brasileiro que entra em recesso para a Copa do Mundo. A Equipe Expressão da Bola também faz uma parada neste período. Durante essa semana, até o próximo dia 13 de Junho a turma entrará em férias, por isso o BLOG não será atualizado.


Novidades chegando: no dia 14 de Junho um novo site para que você, ouvinte da Equipe Expressão da Bola, possa aproveitar o melhor do conteúdo esportivo, com muito interatividade. E, a partir do dia 14 de Julho a Equipe comandada por Marçal Gomes Pato e Guga Mendonça volta ao batente com os melhores lances do Campeonato Brasileiro que promete pegar fogo na volta da Copa do Mundo.


Aguarde! Novidades e muito mais informação só aqui, com a Equipe Expressão da Bola!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

De azul, venceu...

A seleção brasileira entrou em campo hoje pela manhã para o amistoso contra o Zimbábue. Venceu. Kaká aguentou 45 minutos e a equipe de Dunga foi mostrando sua forma para a Copa 2010.

 

terça-feira, 1 de junho de 2010

Caldinho Rubro-Verde...

Hoje é dia de rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O repórter Guga Mendonça fala dessa rodada de terça-feira... fria em São Paulo!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os 11 escolhidos de Dunga...

... amanhã começa Junho. Onze dias para o pontapé inicial da Copa do Mundo. Nosso comentarista Maurício Capela faz uma análise do provável time titular de Dunga para a estréia em 15 de Junho.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Escalados....

Começando os finais de semana com jogos alternativos no AM 1540. Atenção, domingo em novo horário!!!

Amanhã, sabadão é dia de clássico no Brasileirão: Flamengo x Grêmio, à partir das 18h

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça

Já no Domingão.... a partir de agora também as 18h, temos: Vasco x Botafogo

Narração: Marcelo Tadeu
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: July Stanzioni
Plantão: Guga Mendonça

Tadinha da gorduchinha...

"Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha" (Osmar Santos)

Hoje lá na África do Sul foi a vez dos goleiros da Seleção Brasileira conversarem com a imprensa. A bronca da vez foi para a bola oficial da Copa de 2010, a Jabulani: "Horrível. Parece aquelas bolas de supermercado", sentenciou o goleiro Júlio César. Antes dele, outros goleiros já criticaram a Jabulani, com argumentos semelhantes contra a leveza do modelo desenvolvido pela Adidas.

Mesmo pesando cerca de  500 gramas, peso oficial para o mundial, os goleiros tem reclamado que pela "aerodinâmica" da gorduchinha, a leveza pode "atrapalhar" os goleiros e proporcionar - quem sabe - momentos não tão agradáveis para suas seleções.

Isso me lembra a bola que a Topper fez para o Paulistão do ano passado. Todo mundo reclamou. Lembro  quando entrevistei Fábio Costa, o ex-goleiro do Santos,  que afirmou que os organizadores do campeonato (FPF) não perguntavam para os jogadores qual o melhor formato da bola, apenas mandavam fazer.

Logo após a declaração de Júlio César lá na África, a Adidas, por meio de sua assessoria de imprensa divulgou uma nota de que a empresa não rebateria as críticas do goleiro brasileiro e que iria enviar à imprensa informações tecnológicas sobre JABULANI.

Além disso, matéria feita pelo IG mosta ainda que os executivos da Adidas não se atormentam com tal declaração e deixam no ar uma possível crítica, já que a seleção é patrocinada pela ríval, a Nike. Vale apena ler a matéria de Marcel Rizzo do IG.

Por falar na gorduchinha de 2010, veja abaixo vídeo de como foram confeccionadas as bolas do Mundial da FIFA.

Que seu significado, "Trazendo alegria para todos" em IsiZulu, possa ser em VERDE-AMARELA!

Por July Stanzioni, repórter da Equipe Expressão da Bola

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tanta ironia...

Hoje na África do Sul, o técnico Dunga e seu fiel escudeiro, Jorginho, falaram com a imprensa. Tudo bem que temos que ouvir os comandantes da seleção canarinha, mas o estilo turrão de Dunga deu lugar ao tom irônico e, na minha opinião, sem motivo de ser.

Alguns colegas que lá estão dizem que Dunga foi alegre. Espera ai, ser irônico, agora é sinônimo de alegria? Calma lá, Dunga. A imprensa não tem culpa que a CBF agora tem um novo modo de atuar na comunicação: lá na África não haverá zona mista (costumeira em outras épocas), apenas coletivas, dois jogadores, de frente a um microfone e quiçá de 300 jornalistas. A imprensa não tem culpa se o trabalho é cerceado e que se precisa tirar, duas, três matérias por dia em uma coletiva em que os jogadores estão engessados OU por conta da assessoria da CBF OU por que não querem mesmo sair do lugar comum.

Paciência.

Tudo bem, é preciso organizar 300 jornalistas, porém, fica muito mais complicado o trabalho. Heróis serão os repórteres que conseguirem extrair alguma boa resposta da seleção. Heróis serão fotógrafos e cinegrafistas que fazem um jornalismo imparcial e que vem buscando as melhores imagens para nós, meros expectadores, de mais uma saga que se inicia.

Paciência.

Trabalhar na cobertura de uma Copa do Mundo é o grande patamar de muitos jornalistas esportivos, mas ter libertade para trabalhar, talvez valha mais do que ter uma credencial no currículo. Por isso que não gosto de entrevistas coletivas. Tudo mais do mesmo, às vezes sem sal e sem açúcar; mau-humor de quem não está afim de falar, mas é "obrigado".

Paciência.

Escolhi ser jornalista; boa aventura aos meus amigos e colegas que estão com a seleção.

Paciência.

Porque como leitora de quem está lá, tenho certeza que não verei muita coisa diferente de uma mídia para outra.

Certo é que época de Copa do Mundo o menos é mais, sacou?

Logo mais no AM 1540 você confere um bom trecho da coletiva do técnico Dunga.

Boa Sorte, sou brasileira, que o hexa venha!!

Por July Stanzioni, repórter Expressão da Bola

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como o Expressão da Bola adiantou...

... goleiro Weverton chega ao Canindé e quer conquistar o Brasileirão da Série B pela equipe rubro-verde!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais um para o bando de loucos...

... a comissão técnica de Mano Menezes ganha mais um integrante. Antonio Carlos Gomes falou com EXCLUSIVIDADE à Equipe Expressão da Bola, sobre esse trabalho em Parque São Jorge. Confira!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasileirão com B maiúsculo!!!

Nosso comentarista Maurício Capela faz uma análise da 3a Rodada do Brasileirão 2010!!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Na Pedra!

Demoramos, mas está aqui. A Equipe Expressão da Bola mergulha nesse final de semana no Brasileirão. Sabadão, a partir dar 18h, é dia de ver os meninos da vila em ação contra o time do professor Geninho:

Atlético GO x Santos

Narração: Maurício Camargo
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça


Já no domingão, a partir das 16h, é dia de ver Muricy Ramalho de volta à terra da garôa. Tem muita emoção direto do Pacaembu:

Corinthians x Fluminense

Narração: Maurício Camargo
Comentários: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni


Tudo isso no AM 1540 ou pelos sites:




Mais um quer o Palestra!

O Blog Expressão da Bola encontrou Estevam Soares no Palestra Itália. Calma. Ele não é o novo treinador, mas deixou nas entrelinhas a vontade de voltar a treinar o alviverde. Ele começa falando dos palmeirenses que fizeram "festa" por lá.
Ouça na entrevista.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O EFEITO FERNANDÃO

A noite estava muito fria na cidade de São Paulo, mas um ponto fervia de emoção...O Estádio do Morumbi. 52 mil pessoas estavam lá para presenciar o jogo de volta entre São Paulo e Cruzeiro. Na ida o time tricolor venceu fora de casa por 2x0 com gols de Dagoberto e Hernanes.


O que mais chamou atenção no primeiro jogo, além da surpreendente vitória do time tricolor, considerado azarão no confronto, foi a facilidade com que o atacante (o tão sonhado) Fernandão se entrosou com os jogadores, tendo participação direta nos dois gols da vitória em Minas.

Mas o jogo de volta trazia uma atmosfera diferente. Apesar do resultado, pairava a dúvida sobre a classificação do São Paulo, uma vez que o time não vinha apresentando padrão de jogo e poderia muito bem jogar mal no Morumbi.

Aos 2 minutos de jogo as coisas se facilitariam para o time da casa. Kleber, conhecido desde os tempos do Palmeiras como “Gladiador” pela sua torcida e por “Cotovelinho de ouro” pelos adversários, acertou a mão na cara de Richarlyson, que desabou com a boca sangrando. Jorge Larionda, juiz uruguaio, não hesitou e tirou o cartão vermelho para o atacante, que saiu inconformado.


Ai o São Paulo teve calma para mostrar o seu futebol.




Aos 23 minutos do primeiro tempo Junior César domina uma bola na lateral esquerda numa jogada que parecia morta, mas com habilidade ele saiu de dois marcadores, invadiu a área e cruzou para Hernanes completar para as redes. No segundo tempo, mais uma vez brilhou a estrela de Fernandão. Aos 8 minutos ele ajeitou de cabeça para Dagoberto que tocou por cima do goleiro e saiu para comemorar. Placar final no Morumbi 2x0. O Tricolor agora aguarda o vencedor de Estudiantes e Internacional, para saber quem vai ser seu adversário nas semifinais, depois da copa. O Inter leva vantagem de 1x0 do resultado conseguido aqui no Brasil.

Mas como em dois jogos o São Paulo melhorou tanto seu futebol, jogando de uma forma que não jogava desde 2005? Simples, o time sofreu com o efeito Fernandão.

O atacante é o típico jogador habilidoso, tem uma facilidade em bater na bola de primeira, tem visão de jogo, é calmo. Mas ao mesmo tempo consegue ser um pivô, um centro-avante “trombador” e é um jogador que tem como característica a raça.

E quando ele entrou no time com toda sua calma tirou a afobação que o time tinha e a falta de variação que o Washington causava. O camisa 9 só poderia receber um passe em condições de finalizar para ser útil ao time, pois não sabe tabelar, não tem velocidade e sequer visão de jogo. O camisa 15 cria variações de jogadas, podendo receber bolas na área, fora da área, no meio e isso tornou o time mais leve e mais inteligente.

Se o time continuar a jogar assim, não sei não, mas pode se tornar o primeiro brasileiro a ser tetracampeão da Libertadores...vamos aguardar!



GUTO MONTE ABLAS - PRODUTOR

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Esquenta... Libertadores!!!!


Hoje tem São Paulo x Cruzeiro no Morumbi e
amanhã tem Flamengo x Universidad del Chile. Rodada promete!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Cecílio afirma: "Diego Souza é ídolo no Palmeiras"

A repórter July Stanzioni conversou com Toninho Cecílio, ídolo do Palmeiras e atual técnico do Grêmio Prudente. Ouça o que ele diz sobre Diego Souza.

Caldeirão Verde. E agora, Belluzzo?

A repercussão em Palestra Itália da demissão de Zago é grande. Durante evento no clube, ouvimos Toninho Cecílio. Que colocou a bonca no trombone. Muita coisa vai rolar hoje ainda por lá. O caldeirão verde está a ponto de explodir.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia de Washington...

Ontem foi dia de Washington ser cercado por jornalistas que esperavam frases de efeito. Conseguimos" W9 disse que espera uma conversa com Ricardo Gomes, para saber como será utilizado (reserva ou titular?), se ficar como reserva, deverá mesmo pegar o caminho da "roça" e dar adeus ao Morumbi.




Se todo time tivesse esse camisa 7...

... o Blog Expressão da Bola conversou com Jorge Wagner, camisa 7 do São Paulo, após a derrota do Tricolor por 2 a 1 ontem para o Botafogo lá no Morumbi. O pensamento agora, claro, é o Cruzeiro, quarta-feira, pela Libertadores!


sexta-feira, 14 de maio de 2010

NA PEDRA!!!

Final de semana é aqui, com a Equipe Expressão da Bola. Sabadão é dia do clássico vermelho: Vitória X Flamengo direto do Barradão:

Narração: Marcelo Tadeu
Comentarista: Maurício Capela
Reportagem: July Stanzioni


Já no Domingo, a Equipe Expressão da Bola estará direto do Morumbi, para um jogão de bola: São Paulo x Botafogo:


Narração: Maurício Camargo
Comentarista: Maurício Capela
Reportagens: Guga Mendonça e July Stanzioni

São Bernardo Vôlei

Hoje aqui no Blog Expressão da Bola, a história verdadeira do ex-Brasil Vôlei que, ao contrário da nota divulgada pelo ex-presidente, Montanaro, o clube não está inativo, como ele diz, só mudou de nome.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

A NOITE MÁGICA DE FUTEBOL

Quarto jogos eletrizantes!!!
Jogos que nos fazem acreditar que o futebol ainda pode ser surpreendente!!!

CRUZEIRO x SÃO PAULO

Em Minas o favoritismo era todo da equipe Celeste, do selecionado Gilberto, que pressionou desde o inicio do jogo. O Tricolor Paulista tinha como trunfo a estréia do tão sonhado Fernandão. E atacante mostrou a que veio! Aos 24 minutos do primeiro tempo Fernandão recebeu de Marlos e de primeira devolveu por cima da zaga. O meia teve tranqüilidade para rolar para o meio da área onde Dagoberto se antecipou ao zagueiro e abriu o placar. O Cruzeiro pressionava, mas Rogério, também em noite inspirada parava o ataque Celeste. A defesa paulista também estava brilhante. No segundo tempo o jogo seguiu igual. Pressão do Cruzeiro e o São Paulo saindo nos contra-ataques. E um desses contra-ataques a bola sobrou para Fernandão na área, o atacante, conscientemente, deu de calcanhar para Hernanes, que parecia não acreditar na genial bola que recebeu do novo colega de time, mas ainda assim, de esquerda finalizou com precisão para fazer o segundo gol tricolor. Fernandão ainda sofreu um pênalti não assinalado, pois o bandeira viu impedimento inexistente do atacante. E o Cruzeiro teve seu gol mal-anulado e um bola que acertou as duas traves de Rogério. No demais o São Paulo segurou a pressão. Agora pode perder até por 1x0 no Morumbi que se classifica para as semis do certame.

GRÊMIO x SANTOS

No Olímpico o jogo de Copa do Brasil que teve cara de Libertadores. O Santos, sem Neymar, com o esperançoso Ganso e o selecionado Robinho começou arrassador. Fez 2x0 com dois gols do menino André. Jonas ainda bateu um pênalti no primeiro tempo, defendido por Felipe. No segundo tempo, quando tudo parecia caminhar para uma vitória tranqüila do time da Vila, o Grêmio fez valer sua fama de imortal. Borges fez dois e empatou o jogo. Jonas, se redimiu do pênalti perdido, com um golaço virou o jogo. Borges fez mais um e deixou o placar em 4x2. Robinho com um golaço depois de passe genial de Ganso diminuiu e deu números finais ao jogo. O resultado deixa o jogo de volta aberto, pois o Santos precisa de uma vitória simples pra classificar, pois fez 3 gols fora de casa.


FLAMENGO x UNIVERSIDAD DEL CHILE

No Rio o Flamengo entrou em campo acreditando na mística de sua camisa, na força que ganhou por eliminar o Corinthians, para fazer um ótimo resultado em casa em cima do Universidad Del Chile. Mas não foi o que se viu... Logo aos 4 minutos de jogo em uma desatenção da defesa Mauricio Victorino abriu o placar para o time chileno. Aos 23 o time Chileno aumentou a vantagem com Rafael Olarra em um gol polemico onde os jogadores do Flamengo pediram falta em Bruno, que falhou no lance. Aos 36 minutos, o selecionado Kleberson cruzou e o preterido Adriano, mostrando que não se abateu com a ausência na lista de Dunga, diminuiu pro time carioca. Vagner Love a Adriano ainda perderam gols feitos antes do intervalo. Antes do intervalo ainda o time chileno ficou com um jogador a menos. O volante Iturra foi expulso. No segundo tempo o Flamengo colocou Petkovic. Mas aos 2 minutos, novamente a defesa entrou perdida, e Álvaro Fernandez fez o terceiro do “La U” , Quando tudo parecia perdido Juan arriscou de longe e a bola desviada enganou o goleiro chileno e entrou. Final placar de 3x2 para os Chilenos, o que obrigará o Flamengo a vencer por 2 gols de diferença no Chile para ficar com a vaga.


ATLÉTICO – GO x VITÓRIA - BA

Em Goiânia o jogo das surpresas na Copa do Brasil. O Vitória que eliminou o Vasco visitou o caçula da primeira divisão, Atlético Goianiense que eliminou o Palmeiras. O jogo foi morno em sua grande maioria, com os dois times tentando chegar, mas muito bem bloqueados pela zaga rival. O Atlético fez valer o mando de campo e com um gol do rodado Rodrigo Tiuí venceu por 1x0 e agora pode até empatar na Bahia para classificar para a final, sempre lembrando que na Copa do Brasil zebras costumam ser campeões (Vide Criciúma, Santo André, Paulista de Jundiaí e Sport que já levaram o torneio para casa).


Por Guto Monte Ablas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Libertadores ainda não terminou !!!???

Guga Mendonça fala sobre a semana pós eliminação do Timão na Libertadores e a expectativa do torcedor são-paulino para o duelo de hoje à noite diante do Cruzeiro lá no Mineirão.

terça-feira, 11 de maio de 2010

TODOS OS HOMENS DO TREINADOR

Dunga seguiu sua "Coerência" na lista final!

Nesta terça dia 11, exatos 31 dias antes do inicio do mundial, Dunga apresentou ao mundo a lista dos jogadores que irão defender o selecionado penta campeão no mundial 2010 da África do Sul, o primeiro disputado em solo africano.

Os escolhidos foram (com seus prováveis números):


Goleiros

1- Júlio César (Inter- Ita)

22 - Gomes (Tottenham – Ing)

12 - Doni (Roma – Ita)

Laterais

2- Maicon (Inter – Ita)

13 - Daniel Alves (Barcelona – Esp)

16 - Gilberto (Cruzeiro – Cru)

6 - Michael Bastos (Lyon – Fra)

Zagueiros

3 - Lucio (Inter- Ita)

4 - Juan (Roma – Ita)

14 - Luisão (Benfica – Por)

15 - Thiago Silva (Milan – Ita)

Volantes

8 - Gilberto Silva (Parathinaikos – Gre)

5 - Felipe Mello (Juventus – Ita)

17 - Josué (Wolfsburb – Ale)

18 - Kleberson (Flamengo)

Meias

19 - Ramires (Benfica – Ita)

7 - Elano (Galatasaray – Tur)

10 - Kaká (Real Madrid – Esp)

20 - Júlio Baptista (Roma – Ita)

Atacantes

9 - Luis Fabiano (Sevilla – Esp)

21 - Nilmar (Villareal – Esp)

11 - Robinho (Santos)

23 - Grafite (Wolfsburg – Ale)

Os sete suplentes

24 – Alex (Chelsea – Ing)

25 – Sandro (Internacional)

26 – Marcelo (Real Madrid – Esp)

27 – Paulo Henrique Ganso (Santos)

28 – Ronaldinho Gaúcho (Milan – Ita)

29 – Carlos Eduardo (Hoffeheim – Ale)

30 – Diego Tardelli (Atlético Mineiro)


Para quem prometia um time sem surpresas, Dunga resolveu aprontar pra cima da torcida.

Em sua relação o técnico manteve a coerência e convocou, em sua maioria, jogadores que a torcida já esperava. As grandes surpresas foram Gilberto como reserva da lateral (quando muitos acreditavam que Dunga sequer levaria um reserva pra Michael Bastos) e a presença de Grafite no lugar de Adriano.
Na minha opinião o sonho do Hexa continua vivo, mas não vai ser fácil. Kaká terá a responsabilidade de ser a única estrela gigante neste time. No lugar de Dunga eu teria levado o Ronaldinho Gaúcho para ser banco da estrela do Real Madrid, pois Kaká vem de uma temporada irregular e de uma série de contusões, se ele se machucar durante a Copa, não creio que Julio Baptista tenha condições de carregar o time.

A lateral esquerda foi o grande problema da Era Dunga. Foram testados jogadores como Marcelo, André Santos, Adriano, Filipe Luís, Fábio Aurélio (Foi convocado, mas uma contusão impediu seu teste), Gilberto, Michael Bastos, Juan entre alguns mais. Nenhum foi bem. Prevaleceu Michael Bastos que foi o mais regular e Gilberto que já tem uma copa nas costas. Eu teria levado Roberto Carlos, que tem a experiência de 3 copas do mundo e ainda é o melhor lateral esquerdo em atividade no país.

A dupla Paulo Henrique Ganso e Neymar ficaram de fora, apesar do apelo popular. E na minha opinião Dunga errou com o meia e acertou com o atacante. Paulo Henrique é um jogador amadurecido, inteligente e tem um futuro brilhante a frente. Será craque em grandes clubes da Europa e um dia, talvez, melhor do mundo. Neymar é um jogador que promete muito, mas que está longe de ser uma realidade. Muitos de seus dribles são sem objetividade e falta humildade. Se trabalhar esses dois aspectos, brilhará muito com a camisa da seleção. Caso contrário, estará fadado a ser um novo Robinho, jogador de relativo sucesso, mas que nunca brilhou realmente.

Na zaga Thiago Silva venceu a queda de braço com Miranda e será o quarto zagueiro na copa. O jogador do Milan vem em ótima fase, assim como o xerife tricolor, qualquer um dos dois que fosse o escolhido seria justo, pesou para Miranda sua expulsão contra Venezuela.
A Grande surpresa de Dunga: Grafite!

Quanto a Grafite, pra mim não foi surpresa nenhuma. Grafite foi muito bem contra a Irlanda quando deu passe para Robinho fazer o gol. Esta foi apenas a quarta convocação de Grafite, as outras duas foram em 2005 quando fez um gol no amistoso de Romário contra a Guatemala e se machucou as vésperas de se apresentar para os jogos contra Argentina e Chile pelas eliminatórias. E era claro que Adriano ficaria de fora. Ele ganhou peso, piorou seu futebol, brigou com a sua torcida e começou a faltar a treinos. Dunga não perdoaria essas atitudes, pois um jogador assim poderia fazer mal ao seu tão blindado grupo. E como o próprio Gaúcho disse “Demos muitas chances ao Adriano!”.

No mais as convocações de Kleberson e Ramires não podem ser chamadas de surpresas, pois estiveram no grupo em grande parte do tempo. E quanto aos goleiros Gomes e Doni venceram Vitor como suplentes do incontestável Julio César.

Minha aposta para os titulares de Dunga é:

Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Michael Bastos, Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano (Daniel Alves), Kaká, Robinho (Nilmar) e Luís Fabiano.

Sobre os sete suplentes, destaca-se a presença dos aclamados Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso. Além deles Marcelo do Real Madrid que era cotado para os 23 principais, na lateral esquerda, Alex do Chelsea, que corria por fora na briga com Thiago Silva e Miranda, é o único zagueiro da lista. Sandro sempre foi falado por Dunga, mas por todos os volantes que o treinador chama, era difícil figurar entre os 23 principais, mas é uma boa aposta para 2014. No ataque Diego Tardelli que foi convocado diversas vezes pelo treinador e a grande surpresa desta lista Carlos Eduardo, ex-grêmio, que foi convocado poucas vezes. Adriano e Neymar, mais uma vez ficaram de fora! Lembrando que essa lista de sete suplentes vale apenas até 31 de maio, período no qual se alguém se machucar terá necessariamente que ser substituído por um dos sete selecionados. Depois deste período qualquer jogador poderá ser chamado, independente da presença na lista ou não.


E a jóia Neymar dançou na lista final da copa!

Este grupo (sem Júlio César, Lúcio e Maicon, que estão disputando a final da Champions League) se apresentará no CT do Atlético Paranaense, em Curitiba, no dia 21 para iniciar os treinos e fazer testes médicos e físicos, no dia 26 todos embarcam para a África do Sul, onde Dunga finalizará a preparação da equipe que estréia no dia 15 contra a Coréia do Norte no Ellis Park em Johanesburgo.

Só nos resta torcer pelo sucesso dos 23 homens do treinador!



Guto Monte Ablas - Produtor