terça-feira, 11 de maio de 2010

TODOS OS HOMENS DO TREINADOR

Dunga seguiu sua "Coerência" na lista final!

Nesta terça dia 11, exatos 31 dias antes do inicio do mundial, Dunga apresentou ao mundo a lista dos jogadores que irão defender o selecionado penta campeão no mundial 2010 da África do Sul, o primeiro disputado em solo africano.

Os escolhidos foram (com seus prováveis números):


Goleiros

1- Júlio César (Inter- Ita)

22 - Gomes (Tottenham – Ing)

12 - Doni (Roma – Ita)

Laterais

2- Maicon (Inter – Ita)

13 - Daniel Alves (Barcelona – Esp)

16 - Gilberto (Cruzeiro – Cru)

6 - Michael Bastos (Lyon – Fra)

Zagueiros

3 - Lucio (Inter- Ita)

4 - Juan (Roma – Ita)

14 - Luisão (Benfica – Por)

15 - Thiago Silva (Milan – Ita)

Volantes

8 - Gilberto Silva (Parathinaikos – Gre)

5 - Felipe Mello (Juventus – Ita)

17 - Josué (Wolfsburb – Ale)

18 - Kleberson (Flamengo)

Meias

19 - Ramires (Benfica – Ita)

7 - Elano (Galatasaray – Tur)

10 - Kaká (Real Madrid – Esp)

20 - Júlio Baptista (Roma – Ita)

Atacantes

9 - Luis Fabiano (Sevilla – Esp)

21 - Nilmar (Villareal – Esp)

11 - Robinho (Santos)

23 - Grafite (Wolfsburg – Ale)

Os sete suplentes

24 – Alex (Chelsea – Ing)

25 – Sandro (Internacional)

26 – Marcelo (Real Madrid – Esp)

27 – Paulo Henrique Ganso (Santos)

28 – Ronaldinho Gaúcho (Milan – Ita)

29 – Carlos Eduardo (Hoffeheim – Ale)

30 – Diego Tardelli (Atlético Mineiro)


Para quem prometia um time sem surpresas, Dunga resolveu aprontar pra cima da torcida.

Em sua relação o técnico manteve a coerência e convocou, em sua maioria, jogadores que a torcida já esperava. As grandes surpresas foram Gilberto como reserva da lateral (quando muitos acreditavam que Dunga sequer levaria um reserva pra Michael Bastos) e a presença de Grafite no lugar de Adriano.
Na minha opinião o sonho do Hexa continua vivo, mas não vai ser fácil. Kaká terá a responsabilidade de ser a única estrela gigante neste time. No lugar de Dunga eu teria levado o Ronaldinho Gaúcho para ser banco da estrela do Real Madrid, pois Kaká vem de uma temporada irregular e de uma série de contusões, se ele se machucar durante a Copa, não creio que Julio Baptista tenha condições de carregar o time.

A lateral esquerda foi o grande problema da Era Dunga. Foram testados jogadores como Marcelo, André Santos, Adriano, Filipe Luís, Fábio Aurélio (Foi convocado, mas uma contusão impediu seu teste), Gilberto, Michael Bastos, Juan entre alguns mais. Nenhum foi bem. Prevaleceu Michael Bastos que foi o mais regular e Gilberto que já tem uma copa nas costas. Eu teria levado Roberto Carlos, que tem a experiência de 3 copas do mundo e ainda é o melhor lateral esquerdo em atividade no país.

A dupla Paulo Henrique Ganso e Neymar ficaram de fora, apesar do apelo popular. E na minha opinião Dunga errou com o meia e acertou com o atacante. Paulo Henrique é um jogador amadurecido, inteligente e tem um futuro brilhante a frente. Será craque em grandes clubes da Europa e um dia, talvez, melhor do mundo. Neymar é um jogador que promete muito, mas que está longe de ser uma realidade. Muitos de seus dribles são sem objetividade e falta humildade. Se trabalhar esses dois aspectos, brilhará muito com a camisa da seleção. Caso contrário, estará fadado a ser um novo Robinho, jogador de relativo sucesso, mas que nunca brilhou realmente.

Na zaga Thiago Silva venceu a queda de braço com Miranda e será o quarto zagueiro na copa. O jogador do Milan vem em ótima fase, assim como o xerife tricolor, qualquer um dos dois que fosse o escolhido seria justo, pesou para Miranda sua expulsão contra Venezuela.
A Grande surpresa de Dunga: Grafite!

Quanto a Grafite, pra mim não foi surpresa nenhuma. Grafite foi muito bem contra a Irlanda quando deu passe para Robinho fazer o gol. Esta foi apenas a quarta convocação de Grafite, as outras duas foram em 2005 quando fez um gol no amistoso de Romário contra a Guatemala e se machucou as vésperas de se apresentar para os jogos contra Argentina e Chile pelas eliminatórias. E era claro que Adriano ficaria de fora. Ele ganhou peso, piorou seu futebol, brigou com a sua torcida e começou a faltar a treinos. Dunga não perdoaria essas atitudes, pois um jogador assim poderia fazer mal ao seu tão blindado grupo. E como o próprio Gaúcho disse “Demos muitas chances ao Adriano!”.

No mais as convocações de Kleberson e Ramires não podem ser chamadas de surpresas, pois estiveram no grupo em grande parte do tempo. E quanto aos goleiros Gomes e Doni venceram Vitor como suplentes do incontestável Julio César.

Minha aposta para os titulares de Dunga é:

Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Michael Bastos, Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano (Daniel Alves), Kaká, Robinho (Nilmar) e Luís Fabiano.

Sobre os sete suplentes, destaca-se a presença dos aclamados Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso. Além deles Marcelo do Real Madrid que era cotado para os 23 principais, na lateral esquerda, Alex do Chelsea, que corria por fora na briga com Thiago Silva e Miranda, é o único zagueiro da lista. Sandro sempre foi falado por Dunga, mas por todos os volantes que o treinador chama, era difícil figurar entre os 23 principais, mas é uma boa aposta para 2014. No ataque Diego Tardelli que foi convocado diversas vezes pelo treinador e a grande surpresa desta lista Carlos Eduardo, ex-grêmio, que foi convocado poucas vezes. Adriano e Neymar, mais uma vez ficaram de fora! Lembrando que essa lista de sete suplentes vale apenas até 31 de maio, período no qual se alguém se machucar terá necessariamente que ser substituído por um dos sete selecionados. Depois deste período qualquer jogador poderá ser chamado, independente da presença na lista ou não.


E a jóia Neymar dançou na lista final da copa!

Este grupo (sem Júlio César, Lúcio e Maicon, que estão disputando a final da Champions League) se apresentará no CT do Atlético Paranaense, em Curitiba, no dia 21 para iniciar os treinos e fazer testes médicos e físicos, no dia 26 todos embarcam para a África do Sul, onde Dunga finalizará a preparação da equipe que estréia no dia 15 contra a Coréia do Norte no Ellis Park em Johanesburgo.

Só nos resta torcer pelo sucesso dos 23 homens do treinador!



Guto Monte Ablas - Produtor

Nenhum comentário: