sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tadinha da gorduchinha...

"Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha" (Osmar Santos)

Hoje lá na África do Sul foi a vez dos goleiros da Seleção Brasileira conversarem com a imprensa. A bronca da vez foi para a bola oficial da Copa de 2010, a Jabulani: "Horrível. Parece aquelas bolas de supermercado", sentenciou o goleiro Júlio César. Antes dele, outros goleiros já criticaram a Jabulani, com argumentos semelhantes contra a leveza do modelo desenvolvido pela Adidas.

Mesmo pesando cerca de  500 gramas, peso oficial para o mundial, os goleiros tem reclamado que pela "aerodinâmica" da gorduchinha, a leveza pode "atrapalhar" os goleiros e proporcionar - quem sabe - momentos não tão agradáveis para suas seleções.

Isso me lembra a bola que a Topper fez para o Paulistão do ano passado. Todo mundo reclamou. Lembro  quando entrevistei Fábio Costa, o ex-goleiro do Santos,  que afirmou que os organizadores do campeonato (FPF) não perguntavam para os jogadores qual o melhor formato da bola, apenas mandavam fazer.

Logo após a declaração de Júlio César lá na África, a Adidas, por meio de sua assessoria de imprensa divulgou uma nota de que a empresa não rebateria as críticas do goleiro brasileiro e que iria enviar à imprensa informações tecnológicas sobre JABULANI.

Além disso, matéria feita pelo IG mosta ainda que os executivos da Adidas não se atormentam com tal declaração e deixam no ar uma possível crítica, já que a seleção é patrocinada pela ríval, a Nike. Vale apena ler a matéria de Marcel Rizzo do IG.

Por falar na gorduchinha de 2010, veja abaixo vídeo de como foram confeccionadas as bolas do Mundial da FIFA.

Que seu significado, "Trazendo alegria para todos" em IsiZulu, possa ser em VERDE-AMARELA!

Por July Stanzioni, repórter da Equipe Expressão da Bola

Nenhum comentário: