quinta-feira, 13 de agosto de 2009

René Simões está de volta à Portuguesa



O técnico René Simões, demitido no último domingo do Coritiba, foi anunciado na noite de ontem como "novo" técnico da Portuguesa!

"Novo" entre aspas pois esta será a terceira vez em que o treinador assume o comando do time do Canindé, onde em 1986 teve sua primeira grande experiência profissional e retornou em 2001.

A carreira de René como técnico teve altos e baixos. Destacam-se seus trabalhos no Coritiba, onde conquistou a série B de 2007 e trouxe o Coxa de volta a Série A do Brasileirão, o Fluminense em 2008, onde salvou a equipe do rebaixamento e classificou o time para a sulamericana. Mas seus dois principais trabalhos foram frente a seleções: A masculina Jamaica e a Feminina do Brasil.

Na Jamaica ele assumiu o time em 1994 depois do time não classificar para Copa dos Estados Unidos. Fez um projeto ousado, foi atrás de conhecer cada jogador de seu time e encontrou jogadores esquecidos na Inglaterra e criou o projeto "Adote um jogador" onde grandes empresas investiam individualmente em um atleta. Desta forma, atingiu seu objetivo e classificou a seleção para a Copa! Na seleção feminina do Brasil ele fez um grande projeto onde investiu no psicologico e levou o time para a inédita medalha de prata olímpica em 2004.

Na portuguesa René nunca conseguiu resultados expressivos, mas sempre foi muito bem visto pela diretoria e pela torcida lusa e agora tem como missão levar a Portuguesa de volta a elite do futebol brasileiro em 2010. Na sua chegada, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, René frisou que o principal é recuperar a auto-estima dos jogadores:

"A primeira coisa a se fazer é levantar a auto-estima dos jogadores. Temos que fazer com que eles acreditem em sí mesmos para revertermos esse quadro em que a Portuguesa se encontra. A partir daí colocarei minha forma de trabalhar. Não penso em fazer o time jogar para mim, quero que o time jogue pela Portuguesa e isso é o que vamos buscar daqui para frente" disse o novo comandante Luso

A partir das 16 horas René irá comandar seu primeiro treino e terá o primeiro contato com o elenco, que de acordo com ele, pelo menos inicialmente, não precisa de reforços.René estreará contra o Vasco, no sábado, no Canindé.

Por Guto Monte Ablas - Produtor

Nenhum comentário: