quarta-feira, 9 de março de 2011

Entrevista de Guto Monte Ablas ao Fc_Bernardinho e ao Blog Fãs de Vôlei

O vôlei é um esporte que ainda engatinha em termos da cobertura da mídia, até por isso quem divulga é valorizado pela apaixonada comunidade do esporte. Guto Monte Ablas, o produtor, foi entrevistado pelo pessoal do Twitter do Fã Clube do Bernardinho (@fc_bernardinho) e do Blog Fãs de Vôlei (@fasdevolei) falando sobre o trabalho no Expressão da Bola e deu pitacos na Superliga Masculina e Feminina.

"Agradeço ao pessoal do Fc Bernardinho e do Fãs de Vôlei, que prestam um grande serviço ao vôlei brasileiro, pela oportunidade. Se todos apaixonado pelo vôlei se unirem, com certeza o Brasil vai mostrar o que já tenho certeza: O  BRASIL É O PÁIS DO VÔLEI!"

Recomendo o trabalho do Fãs de Vôlei no Blog: http://fasdevolei.blogspot.com/

Abaixo a entrevista com o Produtor:
-------------------------------------------------------------------------------
Entrevista feita pelo FC Bernardinho e Fãs de Vôlei para o jornalista e comentarista do Expressão da Bola, Guto Monte Ablas.
1- Há quanto tempo você esta no “Expressão da Bola”?

R: Eu comecei com o Expressão da Bola em meados de 2009, quando eles ainda estavam na Rádio Nova Difusora de Osasco, comecei fazendo só a produção das jornadas e escrevendo textos para o blog. Fiz parte de toda essa nova fase do site e do blog, com Web Rádio, vídeos, áudios e a maior mudança: as Transmissões do vôlei.

2- Como é o dia-a-dia de um jornalista?Correria sempre?

R: O dia-a-dia de um Jornalista é bem corrido, você vive em função da sua matéria, da notícia. Às vezes eu estou no meu estágio quando recebo uma notícia importante que tenho que verificar e escrever algum texto ou gravar algum áudio para o Expressão. Não tenho muito fim de semana, mas é o que eu gosto de fazer, então não tenho do que reclamar. O mais engraçado é que apesar da pouca experiencia, me acostumei a entrevistar, é muito estranho ser entrevistado (rs).

3- Em sua opinião como esta a superliga esta temporada?

R: Bom, eu sempre gostei muito de vôlei, cresci vendo Gustavo Endres, Ricardinho e Giba na televisão e ver eles jogando em alto nível, ao lado de jogadores como o Murilo (Sesi), o Vissoto (Vôlei Futuro), o Wallace (Sesi), o Renan (São Bernardo) é muito legal e empolgante. Vejo uma mescla de jogadores experientes e novatos que vão chegar longe, a Superliga definitivamente é um dos melhores campeonatos do mundo hoje. E tem tudo para, melhorando a estrutura dos clubes e dos ginásios, se tornar o melhor, porque, em termos de material humano, já o melhor.

4- Quais as equipes feminino e masculino na sua opinião tem chances de chegar entre os 8 colocados?E os campeões?

R: Na Superliga Masculina acho que não teremos muitas surpresas mais. Sendo que os 6 primeiros pra mim já estão classificados (independente de posição final) sendo Sesi, Cimed, Sada, Montes Claros, Minas e Pinheiros. Nas duas últimas vagas temos o Londrina, Vôlei Futuro, Medley Campinas e BMG/São Bernardo com chances.Acredito que uma das vagas seja do Vôlei Futuro e pela tabela, acredito que a segunda fique com o bom e jovem time do BMG/São Bernardo. Mas principalmente a última vaga está indefinida. O título ficaria entre Sesi-SP, Cimed e Minas que são as equipes mais constantes. Vôlei Futuro e Pinheiros/Sky podem crescer nos mata-matas, mas acredito que o título se decida entre os 3 primeiros.

Já na Superliga Feminina, acredito que os oito classificados de hoje serão os mesmo que irão para as finais, variando apenas a classificação final. Então teremos Unilever, Sollys/Osasco, Pinheiros/Mackenzie, Vôlei Futuro, Usiminas/Minas, Macae/Sports, Banana Boat/Praia Clube e BMG/São Bernardo. O título ficara entre Unilever e o Sollys/Osasco.

5- Monte sua equipe da Superliga feminina e masculina: treinador, libero, oposto, ponteiros, centrais e levandador (a)

R: Difícil é escolher um jogador(a) de cada posição, por isso coloco algumas opções e deixo o internauta ligado no blog escolher e também cornetar minhas escolhas.

Superliga Masculina: É uma seleção que mesclaria grandes talentos consagrados, com novos nomes do vôlei brasileiro.
Treinador: Mauro Grasso(Pinheiros/Sky) ou Rubinho(BMG/São Bernardo) os dois são ótimos e experientes treinadores.
Líbero: Escadinha do Sesi-SP ou o Mário Jr. do Vôlei Futuro.
Oposto:Wallace do Sesi-SP ou Renan Buiatti do BMG/São Bernardo que são dois jogadores que ainda não estão na seleção, mas que são fundamentais nos seus clubes e estão entre os maiores pontuadores da superliga. Além deles, tem o Leandro Vissoto do Vôlei Futuro, que é titular da seleção hoje.
Ponteiro: Gui Hage do BMG/São Bernardo ou Giba do Pinheiros/Sky
Centrais: Gustavo Endres do Pinheiros/Sky e Silêncio também do Pinheiros/Sky
Levantador: Pelo óbvio o Bruninho da Cimed, e aposto muito no Carlos Fidele do BMG/São Bernardo que é jovem e também é o motor do time do ABC. Ainda, nunca podemos deixar de citar ele que foi um dos melhores que vi: Ricardinho do Vôlei Futuro.

Na Superliga Feminina: Aqui na minha visão tem um monopólio do Unilever e do Sollys/Osasco.
Treinador: Bernardinho (Unilever)
Líbero: Camila Braitt (Sollys/Osasco) ou Fabi (Unilever)
Oposto: Sheila (Unilever)
Ponteiro: Jaque (Sollys/Osasco), Paula Pequeno (Vôlei Futuro) ou a jovem Thaissinha (BMG/São Bernardo)
Centrais: Carol Gattaz (Unilever) e Adenizia (Sollys/Osasco)
Levantador: Dani Lins (Unilever)

6- Como é a experiência de trabalhar com vôlei?

R: Bom, como já disse, eu sempre gostei muito de vôlei, nunca fui de acompanhar muito o dia-a-dia de clubes, mas sempre vi todo jogo de seleção que tinha, do tempo que a Itália era o ‘papa-tudo’ do vôlei (em um time dirigido à época pelo Bebeto de Freitas) e quando existia vantagem nos quatro primeiros sets (o que tornava os jogos mais longos e cansativos) sendo só o tie-break sem vantagem e nos moldes atuais, mas sempre gostei.

Acompanhei jogadores como o Gustavo, Giba, Ricardinho, Maurício, Tande, Giovane, Nalbert no Masculino e como a Leila, Virna, Fernanda Venturini no feminino! Sempre fui fã! Então a experiência de trabalhar com o vôlei é ótima!

Sempre achei muito triste ser um esporte tão pouco trabalhado pela mídia, por isso o Expressão abraçou a idéia com tudo, e o mais importante, foi abraçado pela comunidade do vôlei, adoramos fazer esse trabalho! Hoje temos muitos amigos entre os que acompanham o nosso trabalho no vôlei, de esposas e namoradas de jogadores até chegar os Fãs Clubes como vocês do Bernardinho, o do Renan Buiatti, do Mário Jr. Etc...é muito bom levar o esporte a quem realmente gosta e ter esse retorno, significa que estamos no caminho certo.

7- Falando um pouco de Seleções o que você acha da saída do Egito da Liga Mundial 2011?

R: Acho lamentável, pois o vôlei vai sentir na pele algo que o futebol está mais do que acostumado. A política interferindo no esporte. Não sei direito como se deu a saída da nação africana, se foi uma desistência voluntária ou forçada pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei) visando à segurança das equipes que visitariam o páis. É triste, mas o esporte é maior que isso, é importante o Egito se organizar primeiro para depois pensar nisso (Liga Mundial). Só lamento, pois o Esporte é um jeito de ajudar o povo a superar, é uma realidade sociológica capaz de integrar e unir o país. Mas a bola segue rolando, ou melhor, flutuando e Portugal não deverá fazer feio substituindo o Egito.

8- Você acha que a Seleção Brasileira Masculina e Feminina são as novas potencias do Voleibol?

R: Não se pode dizer que a seleção masculina é uma nova potência, pois vem em franca evolução desde a geração de Prata - 84, passando pelo ouro olímpico de 1992 até chegarmos a Era Bernardinho onde se consolidou de vez. Já a feminina ainda está passando pelo processo que a masculina já passou e cresce muito sendo dirigida pelo Zé Roberto e hoje, para mim é hoje a maior potência do esporte, mas, no caso, ainda tem muito o que evoluir.
9- Quais são seus ídolos no voleibol?

R: Tenho vários! Os que posso citar com maior orgulho são o Gustavo Endres, que sempre acompanhei pela TV e que tive o prazer de entrevistar (foi a primeira entrevista que fiz na vida, guaguejei pra caramba) e que tenho hoje como um grande parceiro do Expressão da Bola, Giba e o Ricardinho. Também sempre fui fã do Carlão, Tande, Giovane e Nalbert. No feminino sempre cito a Leila e a Virna, que eram quem estavam no Topo quando eu era menor e acordava cedo só para ver o vôlei de domingo. Hoje temos a Paula Pequeno e a Sheila que são ótimas jogadoras.

10- O que você acha do treinador Bernardinho?

R: Bom, não existem palavras para descrever esse cara. Ele é uma inspiração para todo mundo. Ele levou o vôlei brasileiro ao ponto que está hoje e continua batalhando por resultados e títulos. É um exemplo porque muitos atingem um ponto na vida que dizem “Não tenho mais nada para atingir”, ele não, ele sempre quer mais, tem sede de vitória! Eu sou um fã incondicional do cara! Por isso parabenizo vocês pelo trabalho de divulgação deste ícone brasileiro.

11- Pra finalizar vocês estão com promoção né?Se quiserem podem divulgá-la

R: Então, a promoção do Expressão é fácil! Vale uma camisa de Treino do Pinheiros/Sky do Gustavo Endres, que é nosso embaixador, autografada por toda equipe (Gustavo, Giba, Mauricio, Vinhedo, Polaco, etc) e pelo Treinador Mauro Grasso. Estamos na primeira fase ainda, que é levar o Twitter do Expressão da Bola (@expressaodabola) aos 1000 seguidores. Até a hora que respondi esta entrevista faltavam 66 seguidores para a marca. Quando atingirmos os 1000 a segunda fase começa e faremos um “Tiro-curto” com um concurso...é tudo que posso falar no momento, por isso “Tuite, retuite @expressaodabola” e participe desta promoção que vai levantar seu astral, bloquear o seu desânimo e fazer um ace no seu guarda-roupa!” Sempre em parceria com o Site Vôlei na Rede com os amigos Lú Gomes e Guilherme ARAS! Pois aqui seu Vôlei tem muito mais Expressão em um só clique.

Valeu Guto! A galera do vôlei agradece sua participação!

Fonte: Expressão da Bola


Nenhum comentário: