terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O FATOR ROGÉRIO CENI

Rogério: Um dirigente em campo (Foto: Lancenet!)

Rogério Mücke Ceni, 38 anos, vinte e um deles dedicados ao São Paulo Futebol Clube, maior goleiro artilheiro do futebol, próximo dos 100 gols e dos 1000 jogos com a camisa do tricolor do Morumbi. Essa importância dele ao São Paulo, todo mundo sabe, o que cada vez mais se mostra evidente é à força de Rogério Ceni nos bastidores do clube.

Tratado pela imprensa como arrogante e até como superestimado Rogério tem muitos amigos no futebol, conseqüência do seu tempo de futebol e suas passagens pela seleção brasileira. Esteve perto da Copa 98, ficou de fora por seu espírito de liderança, que irritou Zagallo na Copa das Confederações 97. Em 2002 esteve lá vestindo a camisa 23 (como afirma Felipão, Rogério era o reserva imediato de Marcos, seu homem de confiança). 

Naquela Copa, e em todo seu período anterior na seleção, fez uma grande amizade com Rivaldo. E essa amizade foi determinante em uma conversa de vestiário antes da estréia do time no Paulista, contra o Mogi Mirim, do jogador-presidente Rivaldo. Impedido de estrear por estar sem documentação, o jogador foi assistir o jogo e aproveitou para comprimentar o amigo Rogério. Naquela conversa, o arqueiro deu uma camisa do São Paulo ao jogador e em meio ao papo, ao verificar a forma física do ex-companheiro , perguntou sobre sua disponibilidade para ir ao São Paulo. Rivaldo prontamente se disse preparado.

Naquela mesma noite, Rogério ligou para o presidente Juvenal Juvêncio e recomendou a contratação do jogador. Disse que o time ganharia em marketing e em experiência e garantiu que o jogador estava em boa forma física. Como manda quem pode e obedece quem tem juízo, o mandatário tricolor negociou e em menos de uma semana confirmou a negociação.

Ficou provada a força de Rogério no São Paulo.

Porém, menos de uma semana depois da confirmação do pentacampeão. Rogério Ceni avisou em entrevista ao Lance!: “Perder o Miranda foi péssimo, não é o fim do mundo porque ninguém é insubstituível, mas é um dos melhores zagueiros do Brasil, hoje vejo apenas o Rodolpho, do Atlético Paranaense, em condições de substituí-lo.”

Três dias depois, o Atlético anuncia que o jogador foi liberado para acertar com o clube tricolor.

Mais uma vez, Rogério mostrou que tem voz ativa dentro do clube, que não é apenas um jogador que tem uma história no clube e no futebol, mas também uma pessoa com influência dentro da diretoria e que cada dia se prepara para assumir o posto que sempre sonhou: O de Presidente do São Paulo.

Hoje entendo uma frase que a torcida do São Paulo diz: "Todos tem goleiro, nós temos Rogério."

Rogério é mais que um goleiro: É um líder, um batedor de faltas e pênaltis exemplar, um atleta elogiado, boa praça e acima de tudo, um dirigente dentro de campo.

OUTROS ASSUNTOS:

VAI DE VISA: Rivaldo estreará quinta-feira pelo São Paulo, ante a Linense, no Morumbi. Ao contrário do que se podia esperar, quem definiu a data de estréia do craque não foi Carpegiani e sim a Visa, que irá estampar a sua marca na camisa do time no jogo de estréia, alegando que as próximas três partidas do time seriam fora de casa.

VENCER OU VENCER: O Corinthians viaja para a Colômbia nesta terça para enfrentar o Tolima pela "Pré-Libertadores". Depois de empatar sem gols no Pacaembú, a torcida e até os jogadores estão apreensivos com a possível eliminação precoce e sabem que precisam passar para a fase de grupos de qualquer maneira, pois tem a certeza do prejuízo que a eliminação nesta fase traria. Empate sem gols leva o jogo para os penaltis, qualquer outro empate, dá timão.

COLINA A BAIXO: O Vasco ainda não pontuou no Carioca. Devido a regulamento que proíbe a queda dos grandes clubes, não corre risco de rebaixamento, mas acendeu a luz amarela em São Januário. Afastou Felipe e Carlos Alberto, demitiu PC Gusmão, fracassou em trazer Carlos Queiroz e agora foca em Ricardo Gomes. Não o vejo como nome ideal para o momento que o time vive, mas Roberto Dinamite faz o que pode para salvar o Vasco e principalmente sua imagem de ídolo perante a torcida.

E AGORA CBF?: Depois da recente maré de reconhecimento de títulos brasileiros pela CBF, o Flamengo vai entrar com novo pedido pelo reconhecimento da Copa União de 1987. O que antes eu criticava, após a palhaçada que virou, passo a apoiar, pois assim como 68 e 69 tiveram dois campeões, 87 também pode ter e os principais clubes disputaram a Copa União e não o brasileiro. Agora é aguardar o posicionamento do Rei Ricardo Único sobre o tema...mas vai começar de novo essa novela...

Nenhum comentário: