terça-feira, 18 de janeiro de 2011

COMEÇOU A OLIMPÍADA!

"Neymaradona" comemora um de seus gols (Foto: Uol Esporte)

Sonhando com um ouro inédito, a seleção brasileira de futebol, iniciou sua trajetória ontem no Campeonato Sulamericano Sub-20, no Peru, contra a sempre complicada seleção paraguaia. O torneio é o pré-olímpico da América do Sul.

E a expectativa nesta seleção é grande. Uma geração muito promissora, que, daqui a um ano e meio, pode trazer o inédito título olímpico para o futebol brasileiro, única lacuna na estante de troféus da CBF.

O jogo começou como todo inicio de grande torneio, ainda mais torneio de jovens: Tenso, com duas seleções se estudando e muitos erros, principalmente do lado brasileiro, o Brasil chegou a acertar o travessão com cabeçada do zagueiro Bruno Uvini, mas não ofereceu mais perigo. Até que começou a brilhar a estrela de dois jogadores que são promessas, mas que são também coadjuvantes deste time: Casemiro e Lucas.

Uma bola roubada na intermediária Paraguaia por Casemiro, que driblou e invadiu a área até ser derrubado pelo goleiro Ovando. Pênalti, cobrado e convertido. Brasil 1x0. Minutos depois, Lucas fez dois dribles e tocou para o colega que finalizou e colocou o segundo gol no placar brasileiro.

Assim terminou o primeiro tempo.

No segundo tempo, o Brasil mostrava mais força e menos nervosismo, mas ainda assim, tomou o gol do Paraguai, que começou, no jargão popular, gostar do jogo.

Mas o ataque brasileiro não queria correr riscos e numa bola dividida com o goleiro fez o terceiro gol brasileiro, em novo lançamento de Casemiro.
O quarto gol não tardou, Lucas lançou a distancia para o atacante brasileiro que de esquerda e de primeira encobriu o goleiro Ovando.

Jogo definido, o segundo gol do Paraguai não ofereceu perigo aos brasileiros que apenas controlaram o jogo.
Zé Eduardo e Henrique foram expulsos de forma infantil e os paraguaios, apesar de baterem e provocarem bastante não receberam cartões vermelhos.

Casemiro, Lucas, Henrique, Galhardo, Juan, Bruno Uvini se mostraram bons jogadores e podem fazer o Brasil sonhar. A seleção ainda poderá, não no torneio, mas futuramente, com Phillipe Coutinho e Ganso, ambos contundidos.

E agora o próximo jogo Brasileiro é quinta feira, contra a Colômbia.

Ahhh...antes que me esqueça de falar, os gols brasileiros foram todos marcados pelo Neymar, mas o que eu, um jovem e iniciante jornalista poderei falar sobre este “Monstro” que já não tenha sido dito hoje por milhares de outros jornalistas. Ele foi fenomenal, teve uma atuação fantástica, com dribles, jogadas objetivas, golaços e chamando a responsabilidade para si! Se estivesse em um time grande da Europa, seria, pelo menos, um dos três finalistas da Bola de Ouro da Fifa. Joga demais e tem melhorado seu potencial, conforme colocou a cabeça no lugar depois da polêmica com Dorival Jr.

Faço apenas duas ressalvas:

- Neymar precisa entender que por ser o craque que é e por ser habilidoso sempre será provocado, apanhará bastante, principalmente nos jogos de seleções contra Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, etc. Não pode entrar na “pilha” dos hermanos, tomar cartões amarelos infantis como tomou ontem. Ele é o craque e “dono” do time, não pode correr o risco de ficar de fora. (Em tempo: O "Muleque" finalmente amadureceu. Ontem ele disse a frase "Quanto mais me baterem, mais vou jogar!" Aplaudo! Ele foi genial e tem que ser assim! Não entrar na pilha e responder na bola!)

- Neymar NÃO TERIA SALVADO A SELEÇÃO NA COPA 2010. Um bando de pseudo-jornalistas acham que se ele estivesse na Copa o time de Dunga teria eliminado a Holanda e sido campeão. NÃO, NÃO TERIA! Neymar é um garoto, que surgiu para o futebol no final de 2009, em 2010 estava apenas estourando, muito bem, mas estourando. Poderia fazer parte do Grupo? Sim! Poderia participar do dia-a-dia da seleção no mundial? Sim! Deveria entrar em campo contra a Holanda, no momento em que o Brasil perdia o jogo, com um jogador a menos? NÃO! Era correr um risco desnecessário de queimar um garoto, que nunca tinha vestido a camisa da seleção.

Pelé foi titular em uma Copa com 17 anos, mas estreou um ano antes, passou por diversos amistosos e jogava, na época, em um time que era um dos melhores do mundo (Em termos de competitividade). Neymar nunca havia jogado nem amistosos.
Em 2002, quando Ronaldinho Gaúcho foi expulso contra a Inglaterra, Felipão teria a opção de colocar Kaká, então realidade no São Paulo, mas ainda sim um garoto sem grande experiência, como titular da semi-final. Não o fez e na época declarou “Colocar o Kaká agora é correr o risco de queimá-lo em uma eliminação. O Juninho (Paulista) é experiente e caso precise, contornará as críticas!”. Atitude que Telê Santana teria se fosse o caso e que Dunga, que cometeu muitos erros, teve de forma sensata e acertou. O garoto é jovem, será titular em 2014, 2018, 2022 e quiçá em 2026 e 2030. Tem um futuro promissor e não podem culpar Dunga por não levá-lo.
Neymar é um craque e hoje, uma incrível realidade! Tanto que ganhou do jornal Argentino "Olé" o apelido de Neymaradona, apesar de ele ser mais para Pelé do que para o "Pibe".

Boa sorte a Neymar e aos meninos do sub-20, tragam a vaga para casa!

Por Guto Monte Ablas - atualizado 11h45 - 19/01

Nenhum comentário: